Enap destaca medidas para a promoção de equidade em cargos de liderança em evento no Banco Central
Presidenta Betânia Lemos também apresentou projetos do Programa de Formações e Iniciativas Feministas e cursos voltados para lideranças femininas e masculinas
Compartilhe:
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) participou do evento especial promovido pelo Banco Central do Brasil em alusão ao Dia Internacional da Mulher, realizado nesta semana na sede da instituição, em Brasília (DF).
No painel "O papel das organizações na promoção da equidade de gênero", a presidenta da Enap, Betânia Lemos, apresentou principais medidas institucionais da sua gestão para a promoção de equidade em cargos de liderança na Escola e apresentou cursos oferecidos no Programa de Formação e Iniciativas Feministas (FIF).
Betânia ressaltou o papel da Enap na formação de servidoras e servidores para amplificar a discussão da equidade e da valorização da mulher. "Como a Enap trabalha com formação, com pesquisa e com inovação no setor público, a Escola também tem esse papel de vitrine para ajudar a impulsionar o tema da equidade de gênero na administração federal como um todo."
"Hoje, a Enap tem uma diretriz e uma resolução obrigatória de que 50% dos nossos alunos sejam mulheres, para a gente trazer a equidade de gênero para dentro das formações e dar espaço para que as mulheres estudem para que possam avançar nas suas carreiras", afirmou.
A presidenta também destacou que a Enap também possui formações para reforçar a pauta da equidade de gênero voltadas para homens. "A Enap tem um curso que chama 'Liderança para Homens no Século XXI', justamente para formar as lideranças masculinas nesse novo mundo."
"Quando há mulheres em papel de liderança, ou quando a liderança é compartilhada em diretorias, com paridade de gênero, as decisões são muito melhores", concluiu Betânia Lemos.