Pular para o conteúdo principal

Edital nº 163 de 2022

O que é?

Processo seletivo de candidatos para o MBA em Gestão Pública EAD, vagas destinadas a servidores públicos estaduais e municipais. 

Para quem é destinado o curso?

Servidores públicos estaduais e municipais ocupantes de cargo efetivo

Resultados

Edital nº 9/2023 - Convocação para matrícula em 4ª chamada 

Edital nº 6/2023 - Convocação para matrícula em 3ª chamada 

Edital nº 3/2023 - Convocação para matrícula em 2ª chamada 

Edital nº 269/2022 - Retificação do edital 260/2022 (resultados definitivo e da interposição de recurso; e convocação para matrícula)

Edital nº 263/2022 - Retificação do edital 260/2022

Edital nº 260/2022 - Resultado da interposição de recurso, resultado definitivo e convocação para matrícula

Edital nº 253/2022 -  Resultado Preliminar -  2ª Fase  - Análise e Avaliação de Memoriais 

Edital nº 245 de 2022 - alteração do cronograma para divulgação do resultado preliminar da 2ª fase e interposição de recursos

Edital nº 235 de 2022 - resultado final e relação de candidatos classificados para a 2ª fase

Edital nº 227 de 2022 - resultado preliminar (ações afirmativas)

Edital nº 208 de 2022 - resultado final da 1ª fase         

Edital nº 199 de 2022 - resultado preliminar da 1ª fase

Documentação para matrícula 

Termo de compromisso para participação em curso de pós-graduação lato sensu (sem ônus para o aluno e para o órgão)

Termo de autorização da chefia (sem ônus para o aluno e para o órgão)

Edital de seleção

Leia na íntegra o edital do processo seletivo, que contém as regras para participar, critérios de seleção, cronograma no processo seletivos e as todas as informações necessárias para a sua participação.

Edital nº 163 de 2022 - abertura do processo seletivo 

Como se inscrever?

A inscrição será efetuada exclusivamente via internet, por meio do formulário de inscrição disponível no Gov.br, no período compreendido entre 08h do dia 27 de setembro de 2022 até às 23h59 do dia 13 de outubro de 2022, considerado o horário de Brasília/DF.

Dúvidas sobre o processo seletivo?

Para outras dúvidas e informações entre em contato com a Coordenação-Geral de Especialização e MBA pelo e-mail: selecaomba@enap.gov.br

Dúvidas sobre o processo seletivo?

Perguntas Frequentes

Descrição da seção

1 - Qual é a duração do curso e o regime de aulas?

+

O curso tem duração de 11 meses e o curso tem previsão de início em janeiro e término das aulas em dezembro.

O curso será oferecido na modalidade à distância com atividades síncronas e assíncronas, no formato autoformativo ou autoinstrucional, por meio da plataforma Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning), no ambiente virtual de aprendizagem da Enap. 

Além das disciplinas autoinstrucionais, o aluno deverá, também, assistir a no mínimo cinco aulas transmitidas ao vivo (on-line) do total de seis ofertadas. Também serão realizados de forma remota ao menos três encontros síncronos, relacionados ao Laboratório de Casos escolhido pelo estudante. As datas e horários das aulas ao vivo e do laboratório de casos serão divulgadas no calendário do curso.

2 - Qual a carga horária?

+

A carga horária total ofertada no curso é de 442 horas, sendo o mínimo de 365 horas para aprovação do estudante.

3 - O que preciso fazer para garantir a carga horária mínima para aprovação?

+

Atividade Quantidade Carga horária individual Carga horária total

------------------------------------------------------------------------------------------

Disciplinas obrigatórias 10 9 de 30 horas / 1 de 15 horas 285 horas

Disciplinas optativas 04 15 60 horas

Laboratório de caso 01 10 10 horas

Aulas ao vivo 05 10 10 horas

------------------------------------------------------------------------------------------

Total mínimo de carga horária 365 horas

4 - Quando vou escolher as disciplinas optativas e os laboratórios de caso?

+

No ato da matrícula, o candidato aprovado fará a seleção das trilhas de aprendizagem com o respectivo laboratório de caso e demais disciplinas optativas, para composição da carga horária mínima do curso.

5 - Posso me matricular em todas as disciplinas optativas?

+

Sim, o candidato aprovado poderá se matricular em todas as disciplinas optativas, no entanto, ao realizar a matrícula, o aluno fica obrigado a realizar a disciplinas. As alterações na matrícula das disciplinas optativas após o início do curso poderão ser solicitadas por meio de requerimento enviado à Secretaria Acadêmica diretamente pelo no Ambiente do Curso.

6 - O que é um curso autoinstrucional?

+

O MBA em Gestão Pública é um curso a distância autoinstrucional. Isso significa que não há acompanhamento de um tutor ou professor. Os materiais e conteúdos ficam disponíveis para acesso de acordo com o ritmo de aprendizagem e a disponibilidade de tempo de cada participante. Por isso, o professor-conteudista não ministra a disciplina, sendo responsável apenas pela elaboração do conteúdo.

Para apoiar o estudante nesse processo, ele tem a sua disposição uma painel para que ele possa acompanhar a sua progressão no curso, sua evolução em cada eixo e disciplina, quantas disciplinas estão em andamento, quais as concluídas, pendências.

Caso o estudante necessite de outros suportes durante o curso, poderá entrar em contato com a coordenação do curso, suporte de TI e Secretaria Acadêmica, por meio dos canais de comunicação disponibilizados no Ambiente do Curso. 

7 - Quanto tempo terei que me dedicar ao curso?

+

O curso terá duração de 11 meses e ocorrerá de janeiro a dezembro sem recesso. 

Cada disciplina do curso prevê uma hora de estudo diária. Sendo assim, as disciplinas de 30 horas têm duração de 30 dias corridos e as de 15 horas têm duração de 15 dias corridos.

O estudante deverá se organizar para que os estudos e tarefas do curso não fiquem para última hora. Assim, você terá mais tempo hábil para a leitura do material e a execução das atividades avaliativas.

8 - Qual é o custo?

+

O curso será realizado sem ônus para o Grupo 1 constituído por servidores públicos federais ocupantes de cargo efetivo, empregados públicos federais concursados de entidades que recebam recursos da União para pagamento de despesas de pessoal ou servidor público militar federal integrante do quadro efetivo das Forças Armadas . 

As outras vagas (Grupos 2, 3, 4, 5, 6) serão custeadas pelos órgão parceiros: Ministério da Cidadania, Ministério da Infraestrutura, Ministério do Trabalho e Previdência, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

9 - O que vou aprender?

+

Formação e Desafios do Estado Brasileiro 

Análise de Políticas Públicas 

Inovação no Setor Público 

Metodologia de Laboratórios de Casos 

Paradigmas da Gestão Pública Contemporânea 

Finanças e Economia do Setor Público 

Planejamento e Gestão de Desempenho e Riscos 

Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas 

Transformação Digital e Accountability Democrático 

Governança Orçamentária no Brasil 

Governança e Coordenação de Políticas Públicas 

Implementação de Políticas Públicas no Brasil 

Políticas Públicas baseadas em Evidências 

Gestão da Inovação Governamental 

Design Thinking com Foco no Usuário 

Tecnologias Inovadoras na Gestão Pública 

Federalismo no Brasil 

Descentralização e Coordenação Vertical 

Mecanismos Horizontais de Coordenação Federativa

10 - Quantas vagas serão ofertadas?

+

Grupo Vagas sistema universal Vagas pessoas negras Vagas pessoas indígenas Vagas pessoas com deficiência Total

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Servidores Públicos Estaduais e Municipais ocupantes de cargo efetivo 34 10 3 3 50

11 - Fui aprovado. Qual documentação é necessária para matrícula?

+

Cópia simples (frente e verso) do diploma de curso de graduação reconhecido pelo MEC; 

Caso informado no ato da inscrição que possui pós-graduação, cópia simples  (frente e verso) do certificado ou diploma de Pós-Graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu reconhecido pelo MEC;

Documento que comprove vínculo efetivo com o poder público estadual ou municipal (contracheque/holerite, publicação em Diário Oficial ou declaração do setor de pessoal do órgão ou entidade);

Cópia simples do CPF e do RG; 

Foto recente; 

Comprovante de residência;

Autorização da chefia para participação em curso de especialização, conforme modelo disponibilizado no edital de processo seletivo;

Termo de compromisso assinado: 

- Participação sem ônus para o estudante e o órgão.

12 - Sou servidor(a) do Estado e município e não possuo matrícula SIAPE, o que devo colocar?

+

Nesse caso, o candidato(a) deverá preencher o campo com a respectiva matrícula de seu órgão.

13 - Quanto aos critérios para análise e avaliação curricular, os pontos são cumulativos?

+

Conforme o item 13.4.4, do edital 163/2022, a pontuação de cada critério não é cumulativa. 

Destaca-se que a documentação comprobatória das informações prestadas no formulário de inscrição poderá ser solicitada a qualquer tempo e será eliminado do processo seletivo o candidato que, quando solicitado, não apresentar no devido prazo, conforme previsto no edital.

14 - O que é considerado tempo de experiência no serviço público?

+

O tempo de experiência no serviço que é levado em consideração é apenas o de ocupação em cargo efetivo contado a partir da data de ingresso no serviço público, portanto, outras atividades como recrutamento, estágio, bolsista de iniciação científica, entre outros não entram no cálculo.

Destaca-se que a documentação comprobatória das informações prestadas no formulário de inscrição poderá ser solicitada a qualquer tempo e será eliminado do processo seletivo o candidato que, quando solicitado, não apresentar no devido prazo, conforme previsto no edital.

15 - Qual tempo de ocupação em cargo de comissão é considerado?

+

Quanto ao tempo de ocupação em cargo em comissão, será pontuado o cargo que o candidato(a) tenha sido nomeado, não contabilizando o tempo de substituição de cargo de chefia.

Destaca-se que a documentação comprobatória das informações prestadas no formulário de inscrição poderá ser solicitada a qualquer tempo e será eliminado do processo seletivo o candidato que, quando solicitado, não apresentar no devido prazo, conforme previsto no edital.