O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

O segundo episódio da nova temporada do podcast InovaPod já está disponível nos tocadores e no canal do Youtube da Enap para os interessados por inovação em governo. Nele, a ativista Maha Mamo bate um papo com Ciro Avelino e Davi Borges sobre sua história de vida, contando como ela passou anos como apátrida e conseguiu ser reconhecida como cidadã no Brasil. 

Maha Mamo nasceu no Líbano, onde não se permite aquisição de nacionalidade por nascimento no território. Filha de sírios, fruto de um casamento inter-religioso que não é reconhecido pelas leis do país, ela não teve o direito de ser registrada como síria. Sem nacionalidade síria e nem libanesa, ela nasceu como uma apátrida, destituída de nacionalidade e privada de qualquer direito como cidadã. Atualmente, 10 milhões de indivíduos no mundo vivem nesta situação, pessoas que existem, mas oficialmente não existem. A ativista narra sua saga após viver 30 anos como apátrida em um episódio que explica como o Estado brasileiro concedeu a ela a nacionalidade brasileira, dando um exemplo para o mundo na área de Direitos Humanos Internacionais.

O programa, lançado em 2019, retornou aos tocadores na última semana. Os episódios foram gravados durante a Semana de Inovação 2023. O podcast Inovapod é um canal dedicado à promoção de diálogo e diversidade de pensamento, e o conteúdo veiculado não representa necessariamente a posição oficial da equipe envolvida na produção, apesar de contribuir bastante para uma visão diversa da administração pública. A liberdade de expressão dos convidados é respeitada, reconhecendo que suas opiniões são pessoais e não refletem necessariamente a visão da instituição. A Enap e a rede Inovagov não se responsabilizam pelos conteúdos de opinião dos entrevistados.

InovaGov

A Rede InovaGov mobiliza pessoas engajadas e unidas pelo propósito de resolver problemas de relevância pública e melhorar a vida das cidadãs e cidadãos brasileiros por meio da inovação. Guiada pela colaboração entre diferentes esferas e áreas, a Rede InovaGov articula pessoas, conhecimentos e instituições para revolucionar o jeito de fazer políticas públicas no Brasil.

Confira o episódio: 

 

 

Spotify: https://open.spotify.com/episode/3h7IbmLiBE6PIPSakggSKl?si=JVkGjyPESEmOrHJLPIPFoA 

Apple: https://podcasts.apple.com/br/podcast/2-maha-mamo-em-a-conquista-do-direito-de-existir/id1482326164?i=1000647699562 

Conteúdo relacionado

O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024
Ética e IA, Marco Legal das startups e Amazônia inovadora marcam último dia de programação da Semana de Inovação 2023

Durante três dias, foram mais de 500 horas de programação para cerca de 15 mil pessoas no presencial e virtual

Publicado em:
09/11/2023
Políticas públicas de cuidado humano ganham destaque entre especialistas internacionais

O tema foi debatido na mesa redonda "Inovação e Cuidado: Abordagens Transformadoras em Políticas Públicas"

Publicado em:
09/11/2023