O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Como a inovação dentro do governo transborda as fronteiras da burocracia? E como o tema se conecta com todos os setores da sociedade? Essas são perguntas que o InovaPod, podcast desenvolvido pela diretoria de inovação da Enap (GNova), se propõe a debater. O programa, lançado em 2019, retornou aos tocadores nesta segunda-feira (26/02). 

Os episódios desta temporada foram gravados durante a 9ª Semana de Inovação, com diversos palestrantes. No primeiro, o InovaPod coloca em destaque a renomada professora Gabriela Lotta, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Reconhecida em 2021 pela organização Apolitical como uma das personalidades acadêmicas mais influentes, Gabriela inicia uma provocativa discussão sobre a burocracia brasileira e sua posição temporal.

"Quem é esse burocrata brasileiro? A burocracia está ancorada no século XIX ou no XX?", questiona Gabriela Lotta, abrindo as portas para um diálogo que transcende as limitações temporais e desafia a percepção convencional da burocracia como uma máquina datada.

A professora traz à tona reflexões sobre a natureza da burocracia, originalmente projetada para a eficiência, mas que, muitas vezes, se desconecta da efetividade das políticas públicas e do acesso dos cidadãos aos seus direitos. Gabriela argumenta que é imperativo reumanizar a burocracia, e nesse contexto, destaca o papel crucial do gestor em resgatar a sensibilidade da equipe.

Durante a conversa, Gabriela Lotta destaca a importância de levar o burocrata a se conectar emocionalmente com o seu trabalho. Uma outra percepção emerge quando ela diz que a racionalidade, na busca pela eficiência, não pode suprir a necessidade essencial de uma conexão emocional no ambiente burocrático.

O InovaPod, através do episódio inaugural com a professora Gabriela Lotta, não apenas explora as complexidades da burocracia brasileira, mas também lança um desafio à mentalidade convencional, convidando os ouvintes a repensarem o papel do setor público no século XXI.

Os próximos episódios prometem manter a qualidade e profundidade das discussões, abordando temas como inclusão, internacionalização, liderança, tecnologia, igualdade, representatividade e outros tópicos fundamentais para o contexto público atual. O InovaPod emerge como uma plataforma essencial para aqueles que buscam entender e participar ativamente da transformação do serviço público brasileiro.

InovaGov

A Rede InovaGov mobiliza pessoas engajadas e unidas pelo propósito de resolver problemas de relevância pública e melhorar a vida das cidadãs e cidadãos brasileiros por meio da inovação. Guiada pela colaboração entre diferentes esferas e áreas, a Rede InovaGov articula pessoas, conhecimentos e instituições para revolucionar o jeito de fazer políticas públicas no Brasil.


Confira o episódio: 

 

Spotify: https://open.spotify.com/episode/3CFJ7IpE2XkziWKkMYKTqY?si=4c2f21058c1c494a 

Apple: https://podcasts.apple.com/br/podcast/1-gabriela-lotta-em-democracia-burocracia-inova%C3%A7%C3%A3o/id1482326164?i=1000646646146 

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024