Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Preto Zezé, empreendedor, produtor artístico e musical, escritor e ativista brasileiro, atualmente presidente global da Central Única das Favelas (CUFA), é o convidado do terceiro episódio da nova temporada do podcast InovaPod. O programa já está disponível nos tocadores e no canal do Youtube da Enap para os interessados por inovação em governo.

Preto Zezé, conversa sobre “A potência da favela” com o servidor público, Ciro Avelino, o especialista em gestão, Vitor Fázio, e o Head de Inovação da Labgriô, um laboratório de experiências em desenvolvimento de territórios através de métodos de design com foco em pessoas, Cláudio Nascimento.

O ativista fala sobre inovação, reconexão e reconstrução. De maneira clara e simples, descreve como é possível trazer a expertise das experiências da base para o poder público, e com isso conquistar o aperfeiçoamento do Estado na elaboração, na execução e no acompanhamento de uma política pública. 

Trazendo uma reflexão sobre o porquê de um povo não se reconhecer em seu Estado, Preto Zezé sugere soluções que apontam para a urgência da adoção de uma nova comunicação, que promova para o cidadão a identificação e o reconhecimento de si na esfera pública, e também o estabelecimento de uma nova relação governo e povo, baseada em uma atitude colaborativa com as pessoas, ao invés de desorganizada e invasiva. 

O InovaPod é uma iniciativa da Enap para a Rede InovaGov, um grupo de pessoas que querem, dentro do governo federal e de todas as esferas de governo, transformar a realidade do governo brasileiro. O programa, lançado em 2019, retornou aos tocadores e já conta com outros dois episódios lançados. O primeiro episódio entrevista a professora Gabriela Lotta, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). No segundo, a conversa é com a ativista de direitos humanos, Maha Mamo. 

Os episódios foram gravados durante a Semana de Inovação 2023 e estão disponíveis nos tocadores. Confira o episódio com Preto Zezé:

 

Spotify

https://open.spotify.com/episode/4B7qcC91hvUMyHkcq7ZZk0?si=ZAkMWyAwQIGyXepAUahAkA 

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024