O tema foi debatido na mesa redonda "Inovação e Cuidado: Abordagens Transformadoras em Políticas Públicas"

Como promover o cuidado por meio de políticas públicas inovadoras? Para responder a esta pergunta, a Semana de Inovação reuniu, nesta quinta-feira (09/11), especialistas internacionais sobre o tema, na mesa redonda "Inovação e Cuidado: Abordagens Transformadoras em Políticas Públicas". O objetivo do painel foi abordar os crescentes desafios relacionados ao cuidado em políticas públicas para garantir o bem-estar dos cidadãos em áreas como saúde, educação e assistência social. 

Para os participantes da mesa redonda, inovação e cuidado caminham juntos  e desempenham um papel fundamental no cotidiano de todo ser humano. A inovadora pública colombiana, Natalia Rodríguez, a gestora lusa de Parcerias do LabX do Centro para a Inovação no Setor Público de Portugal, Ana Pereira e a presidenta do Instituto Nacional das Mulheres do México, Nadin Guzman, participaram desse bate-papo para compartilhar como o poder público lida com o cuidado humano em seus países.

O ponto alto do debate foi a questão de como cuidar e acolher as pessoas que vivenciam óbitos no seu dia a dia.  Ana Pereira falou da experiência no projeto Balcão Óbito e deu exemplo de como a inovação pode tornar processos difíceis mais leves, e como lidar com perdas humanas de  forma  menos dolorosa e acolhedora. 

Outro exemplo de acolhimento e humanização foi o projeto 'CARE Blocks' do iBO Laboratório de Inovação Pública de Bogotá,  apresentado por Natália. O programa tem a finalidade de melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde em comunidades urbanas.

Para o mediador da mesa e especialista Sênior do Demos Helsinki, João Sigora,   o encontro foi uma oportunidade de compartilhar  “insights" valiosos com especialistas renomados sobre como inovar em políticas públicas relacionadas ao cuidado. 

Perfil dos palestrantes

Natália Rodriguez
Inovadora Pública da Colômbia , apaixonada por desenvolver estratégias, produtos, serviços e experiências através da inovação como recurso gerador de valor. 
https://co.linkedin.com/in/nat-innovacion?original_referer=https%3A%2F%2Fwww.google.com%2F

Nadine Guzman
Presidenta do Instituto Nacional das Mulheres do México, também foi professora e administradora no ensino superior.
https://www.iliff.edu/alum-nadine-guzman-makes-dream-serving-others-reality/

Ana Pereira
Gestora de Parcerias do LabX - Centro para a Inovação no Setor Público de Portugal, com periência no projeto “Balcão Óbito”.

João Sigora
Inovador Público e Especialista Sênior do think tank internacional Demos Helsinki 
https://br.linkedin.com/in/joaosigora?original_referer=https%3A%2F%2Fwww.google.com%2F

 

Conteúdo relacionado

Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024
Lançada a terceira rodada do programa Soluções de IA para o Poder Público

Na ocasião, foram apresentados também os vencedores da rodada anterior

Publicado em:
25/02/2024
4º Jornada de Inovação Cidades que Transformam avança em mais uma etapa

As cinco equipes municipais integrantes desta edição participarão de oficinas e apresentarão uma ideia de solução a ser desenhada e testada na próxima fase da jornada 

Publicado em:
29/01/2024
Ano de 2023 marca a história da Enap

Em um ano de reconstrução, a Escola teve recorde de inscrições nos cursos à distância, capacitações inéditas para pessoas negras, auditório novo e muito mais! Confira!  

Publicado em:
15/01/2024