Com o tema “(Re) Imaginar e construir futuros”, o evento online organizado pela Enap vai reunir mais de 350 palestrantes de vários países entre os dias 16 a 19 de novembro 

O ano de 2020 trouxe uma nova realidade para o mundo e desafios inéditos para o setor público no atendimento ao cidadão. Governos tiveram de se adaptar rapidamente a uma situação nova de trabalho remoto em casa, estudantes com aulas on-line, empresas repensando seus modelos de negócios. Mais do que nunca ficou claro que os próximos anos vão exigir imaginação, criatividade e inovação da sociedade e do setor público em países como o Brasil.   

Com o tema “(Re)imaginar e construir futuros”, a Semana de Inovação 2020 vai reunir 20 mil inovadores em governo, 350 palestrantes renomados de vários países e 100 instituições. Ao todo haverá 200 horas de discussões e reflexões, no período de 16 e 19 de novembro, com palestras, oficinas, mesas redondas, cursos, sessões on-demand e atrações. Para participar, é necessário se inscrever no site do evento para garantir seu passaporte para a cidade virtual da inovação, onde acontecerão as atividades. 

O evento é realizado por meio de parceria da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso-Brasil), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério da Economia e o Governo Federal. Os patrocinadores são a Dataprev, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e as empresas IBM e Microsoft. 

A Semana de Inovação 2020 tem ainda o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Embaixada da Dinamarca no Brasil; Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI); República.org; Instituto Arapyaú; Brava; Humanize; e Fundação Tide Setúbal.

Palestrantes

O encontro será uma oportunidade para o público brasileiro conhecer e debater mais as ideias de pensadores inovadores da atualidade que são centrais para pensar o futuro do mundo e dos serviços públicos. Entre os palestrantes da Semana de Inovação 2020, estão o geógrafo Jared Diamond, o economista David D. Friedman, o empreendedor digital Tim O’Reilly e a professora Beth Noveck (que dirige o Laboratório de Governança-GovLab nos Estados Unidos).

Palestras e debates serão divididos em quatro ambientes: Arena Futuros (palco principal), Pavilhão das Trilhas, Palco Holofote e Parque das Conexões. Os participantes terão acesso por meio da cidade virtual ao “Entrelugar”, criada especialmente para o evento. Além disso, o Pavilhão da Inspiração vai reunir palestrantes para tratar de iniciativas de inovação em governo, destacar pessoas, equipes e instituições que têm histórias e resultados para mostrar. Já as trilhas temáticas de políticas públicas, tecnologia, gestão pública, metodologias e ferramentas têm 121 atividades programadas, entre mesas redondas, oficinas, rodas de conversa. 

Consulte aqui a programação completa: 

https://gov.br/enap/semanadeinovacao/programacao 

#GOVAFTERSHOCK

A Semana de Inovação 2020 faz parte também da iniciativa da #GOVAFTERSHOCK, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e realizada em vários países simultaneamente nos dias 17 e 18 de novembro. Como indica o próprio título, o choque são os efeitos da pandemia da Covid-19 no mundo e nos governos. O primeiro dia focará as discussões em três questões: “o que queremos deixar para trás após esse choque?”, “O que queremos manter?” e “O que queremos fazer diferente?”. O segundo dia reunirá líderes mundiais para debater sobre os insights gerados pelos eventos ao redor do mundo.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap divulga resultado de concurso cultural de bolsas de estudo para Dinamarca e kits exclusivos

Os vencedores participaram de gamificação durante a Semana de Inovação e serão contatados individualmente pela produção do evento

Publicado em:
23/11/2020
Feira reversa trouxe cinco problemas públicos em busca de soluções

O objetivo é conectar desafios públicos em tecnologia a potenciais soluções; conheça 

Publicado em:
23/11/2020
Especialistas debatem os papéis do estado e da iniciativa privada na educação básica

Painel contou com a participação de especialistas com visões e reflexos sobre a  educação nos próximos anos

Publicado em:
18/11/2020
Prêmio reconhecerá políticas públicas baseadas em evidências

Serão homenageadas até três iniciativas brasileiras. Lançamento foi realizado durante Semana de Inovação e inscrições começam dia 30 de novembro

Publicado em:
18/11/2020