Criador da teoria do crescimento unificado acredita que a evolução virá da evolução do capital humano

Um dos grandes momentos da Semana de Inovação foi a troca de pensamentos sobre a evolução humana, entre o presidente da Enap, Diogo Costa, e Oded Galor, criador da teoria do crescimento unificado, um dos últimos painéis do evento, que terminou nesta quarta-feira (10).

Falou-se sobre o último lançamento de Galor, a Jornada da Humanidade, que mostra a evolução das sociedades humanas desde o primeiro ser humano na África. “Cerca de 300 mil anos atrás, (o personagem) tentava resolver os mistérios mais fundamentais dos últimos séculos: as transformações nos padrões de vida e a história da desigualdade”, explicou o autor. O conhecimento passado é resultado do que nós vivemos hoje”, acrescentou.

Um dos grandes motivos para o que Oded Galor trata como evolução humana é a evolução na renda dos indivíduos. A geração de riqueza e a industrialização do mundo, que já conta com inteligência artificial, humanização de robôs e mudanças nos níveis de subsistência da humanidade.

“O crescimento da desigualdade, que é tratado por muitos como um mistério, deve-se à jornada da humanidade pela modernização das coisas. O crescimento social fez com que as pessoas exigissem mais e mais, culminando em diversas revoluções industriais e na criação de novas necessidades que antes não existiam”, complementou.

Por fim, como sugestão para a nossa geração, Oded Galor fortalece a ideia de que o ser humano é o maior investimento que a humanidade tem. E que, por isso, investir em capital humano continua sendo a melhor forma de se garantir a evolução.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em 2022 o evento chega à 8ª edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontece entre 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024
Concurso Inovação do Setor Público anuncia vencedores entre os 23 finalistas

A premiação englobou cinco categorias e teve recorde de votação

Publicado em:
08/11/2023