Designer, futurista e educadora fala sobre como olhar para o passado pode ajudar a criar soluções para problemas complexos do Brasil

Pensar em um futuro que não tenha a ver com carros voadores ou desenvolvimento tecnológico, mas sim, senso de comunidade, qualidade de vida ou alimentação orgânica para todos. É a proposta de Ana Paula Medeiros, designer e educadora, que palestrou hoje de manhã no AnfiConecta. “Afrofuturismo é sobre nos colocar no futuro, planejado com a capacidade criativa que temos agora e os aprendizados construídos por nossos ancestrais”, esclareceu. 

Para a co-fundadora do Makeda Lab, aprendemos a pensar passado-presente-futuro em formato de linha do tempo, mas na verdade, deveríamos entendê-lo como algo circular. “Toda vez que alguém me traz um problema, eu investigo o que já foi feito antes, o que deu certo e o que não deu.” Ela explica que não se trata de viver como nossos antepassados, mas de olhar para o presente e, intencionalmente, se colocar no futuro. “Olhe ao redor, conte quantas pessoas negras existem e se pergunte: o que elas estão fazendo pode ser futuramente substituído por máquinas? Se isso está acontecendo agora, é porque alguém planejou e tomou decisões que nos trouxeram até aqui”, afirma.

Durante o encontro, Ana também falou de sankofa, pluriversalidade, arte, política pública e utopia. “Não estou falando de sonhos inalcançáveis, mas de um Brasil que tem jovens dizendo que sonham em ir à Lua e jovens dizendo que sonham com estabilidade financeira ou ter a comida favorita na geladeira”, destacou. Não à toa, citou Lelia Gonzalez e Ailton Krenak para falar de um país que deveria sonhar com um futuro amefricano. Ou seja, que leve em consideração o conhecimento, a memória e a história tanto dos indígenas sul-americanos que aqui estavam quanto dos africanos que depois chegaram. 

SOBRE A PALESTRANTE

Ana Paula Medeiros é uma pessoa preta formada em História e Design, mestre em Tecnologia e Sociedade e doutoranda em Design pela UEMG. Educadora e co-fundadora do Makeda Lab de Futuros, Ela tem experiência em inovação aberta, educação, indústria, além de políticas públicas voltadas para afrofuturismo e futurismos indígenas.

Para saber mais, acompanhe suas redes sociais

INSTAGRAM | @futurismosdecoloniais
INSTAGRAM | @euanapaulamedeiros
LINKEDIN | /anapaulamedeirosafrofuturism
MEDIUM | Makeda Lab

Para seguir pensando sobre o assunto, recomendamos

- The Black Futurists Group 
- Oficina Dos Algoritmos aos Afro-ritmos no Afrofuturismo, com Lonny Avi Brooks, dia 08 de novembro, na Semana de Inovação Enap 2023.

- Oficina Construção de Cenários e Futuros Decoloniais, dia 08 de novembro, às 14h30, na Semana de Inovação Enap 2023

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024