Maior evento de inovação pública da América Latina oferece oficina gratuita que aborda uso de jogos cooperativos com narrativas centradas em perspectivas negras e indígenas. 

Imagine um jogo em que o usuário pode viajar em um multiverso, explorando futuros possíveis e criando novos artefatos para mundos paralelos, usando narrativas criadas nas perspectivas negras e indígenas. Esse jogo já existe, é o AfroRitmos do Futuro, e será apresentado em na oficina Dos Algoritmos aos Afro-ritmos no Afrofuturismo, dentro da programação da Semana de Inovação da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), que acontece de 7 a 9 de novembro com atividades presenciais e online. 

O condutor da oficina é Lonny J Avi Brooks, professor de Comunicação Estratégica e Prospectiva da California State University e co-produtor do Afrofuturist Podcast (democratizando um futuro anti-racista). Brooks estará em Brasília para ministrar a oficina que acontece na sede da Enap no dia 07 de novembro, primeiro dia da extensa programação da Semana de Inovação da Enap. 

A programação em Afrofuturismo também inclui a Mesa Redonda Ficção Especulativa e Afrofuturismo, que vai trazer uma contextualização da Ficção Especulativa Negra e do Afrofuturismo e suas relações com a literatura ficcional e literatura não ficcional, cinema, publicidade e como produção de sentidos narrativos.

Esta Mesa Redonda será mediada por Kinaya Black, pesquisadora do Afrofuturismo na literatura, tradutora e bordadeira, com a participação de Sheree Reené Thomas, também convidada internacional, editora e autora premiada, e Kariny Martins, curadora, pesquisadora e roteirista.

53317418209 147906d2a7 o

Saiba mais sobre Afrofuturismo e Design de Ficção na Semana de Inovação da Enap

Curadoria de Zaika dos Santos, fundadora da empresa Afrofuturismo Art e Stem, cientista de dados, multi-artista, curadora de arte digital, designer, engenheira de prompt, ficcionista, 

pesquisadora, especialista em Inteligência Artificial, Afro- especuladora, criptoartista mediadora de comunidade Web 3.0. 

Oficina presencial 

Dos Algoritmos aos Afro-ritmos no Afrofuturismo 

Data: 8/11, às 10h

Local: Sala 126

Palestrante: Lonny J Avi Brooks (convidado internacional)

Resumo: AfroRitmos do Futuro é um jogo cooperativo de design, exploração e narrativa que centra as perspectivas negras e indígenas. Cada jogador é um viajante do multiverso, explorando futuros possíveis e criando novos artefatos para mundos paralelos. 

 Mesa redonda (com transmissão online)

Ficção especulativa e afrofuturismo

Data: 07/11 às 10h

Local: Espaço Nexus

Resumo: O bate-papo vai trazer uma contextualização da Ficção Especulativa Negra e do Afrofuturismo, movimentos de especulação e seus trânsitos entre a literatura ficcional e literatura não ficcional, cinema, publicidade e como produção de sentidos narrativos.

Objetivos: Compreender a potencialidade de movimentos de especulações negras como narrativa ficcional e não ficcional que possibilita o reposicionamento histórico das populações africanas, afrodescendentes e indígenas partindo da literatura, do audiovisual e de matériais publicitários

Integrantes da Mesa: 

Sheree Reené Thomas, escritora, editora e autora norte-americana, bastante premiada e uma referência em literatura de ficção afrofuturista, sendo autora para publicações do Pantera Negra, da Marvel. 

Kariny Martins, curadora, pesquisadora e roteirista 

Mediação de Kinaya Black (pseudônimo de Gisele Sousa), pesquisadora do Afrofuturismo na literatura, tradutora, bordadeira e mestranda em Letras pela UFC. 

A programação completa pode ser consultada aqui.

 

Mais sobre a Semana de Inovação da Enap 2023: Reconectar para Reconstruir

Faltam 11 dias para o início da Semana de Inovação da Enap 2023, e as inscrições ainda estão abertas para as atividades presenciais e online. Os inscritos terão acesso às transmissões ao vivo das atividades.  Não é necessário se inscrever individualmente nas atividades favoritas, os espaços (online e presencial) são preenchidos por ordem de chegada e sujeito à lotação. As inscrições podem ser feitas pelo site: semanadeinovacao.enap.gov.br ou pelo aplicativo oficial do evento (basta baixar pela loja de apps do seu aparelho de celular IOS ou Android). 

O evento é uma oportunidade única para profissionais, acadêmicos e entusiastas da inovação pública se reunirem em um ambiente colaborativo e dinâmico para refletirem sobre o papel da inovação na superação de desafios públicos, na construção de uma democracia sólida e representativa, no compromisso com a diversidade e o meio ambiente, e no serviço público em prol da sociedade.

O tema escolhido para este ano é Reconectar para Reconstruir. A expectativa é de que 20 mil pessoas se inscrevam para participar, mais que o dobro do público de 2022. Serão mais de 500 horas de programação divididas entre atividades presenciais e em uma plataforma virtual, que conta com transmissão ao vivo, atividades exclusivas para o público virtual e ações de gamificação, além de um espaço de networking, atividades culturais, oficinas e outras ações. Servidores e profissionais do Rio de Janeiro estarão presentes em mais de 20 atividades, oferecendo oficinas, mesas redondas e especializações de temas relacionados ao universo da Inovação.

A Semana de Inovação 2023 é realizada pela Enap em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal de Contas da União (TCU). O evento conta com o patrocínio da Dataprev, da Petrobras, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), do Instituto Unibanco, da Microsoft e da CAIXA e a colaboração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Anatel.

Tem também o apoio do Banco do Brasil, do Instituto Eldorado, da Embaixada da Dinamarca, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF),da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a participação de diversas instituições do Governo Federal, de organismos internacionais, de grupos da sociedade civil e de representantes do setor privado.

SERVIÇO:
Semana de Inovação 2023 da Enap

Data: 7, 8 e 9 de novembro

Formato: Híbrido

Onde: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), SPO Área especial 2-A - Asa Sul, Brasília - DF, 70610-900

Mais informações e inscrições:  semanadeinovacao.enap.gov.br

Conteúdo relacionado

4º Jornada de Inovação Cidades que Transformam avança em mais uma etapa

As cinco equipes municipais integrantes desta edição participarão de oficinas e apresentarão uma ideia de solução a ser desenhada e testada na próxima fase da jornada 

Publicado em:
29/01/2024
Ano de 2023 marca a história da Enap

Em um ano de reconstrução, a Escola teve recorde de inscrições nos cursos à distância, capacitações inéditas para pessoas negras, auditório novo e muito mais! Confira!  

Publicado em:
15/01/2024
Conheça os vencedores do VIII Prêmio do Serviço Florestal Brasileiro

Concurso de monografias com apoio da Enap fomenta a produção de conhecimento na área florestal

Publicado em:
25/12/2023
GNova finaliza módulo I do CoLabs com apresentação das equipes

As 20 equipes que estão desenvolvendo seus laboratórios no projeto realizaram a primeira apresentação de suas conquistas

Publicado em:
14/12/2023