Representante da Microsoft defende a ampliação do uso de ferramentas inovadoras pelos governos

Computação quântica, metaverso, inteligência artificial, big data e computação em nuvem: o futuro dos serviços do governo passa por essas tecnologias. É o que prevê o representante da Microsoft, Ronan Damasco. Ele acredita que a transformação digital deve ser acelerada com ganho de escala, eficiência e mais sustentabilidade.

“O Brasil já se colocou numa posição de destaque nos rankings de governo digital, mas pode avançar mais. No caso da inteligência artificial, já é a tecnologia dominante para oferecer serviços melhores e mais personalizados. No entanto, essa não é a realidade no governo”, disse. Ele citou um estudo recente do Tribunal de Contas da União (TCU), que  mostrou o uso de apenas 38% dos órgãos da Administração Pública Federal.

Ronan Damasco falou sobre o GPT3, uma ferramenta nova que a Enap negocia a contratação e já lançou – durante a semana da inovação – um curso sobre o seu uso. O sistema faz resumos de artigos científicos, conversa em diversos idiomas, responde e-mails e organiza planilhas, entre outras possibilidades.

Ele também falou sobre o desafio de adequar o serviço público aos critérios de sustentabilidade. Indicou o uso da tecnologia de nuvem da computação nesse ponto: “Além da economia de escala, há ainda o gasto menor com energia dos antigos data centers”.

Outra questão levantada por Damasco foi o uso da computação quântica, que é uma das novas fronteiras tecnológicas rompidas. Problemas que levariam um bilhão de anos para serem resolvidos poderiam ser solucionados em apenas seis segundos.

“Um bit quântico não pode ser clonado. Isso torna a comunicação quântica muito mais segura. Pode ter impacto, por exemplo, no PIX”, acredita Damasco.Segundo ele, a tecnologia já está sendo usada por vários segmentos. “A Toyota utilizou computação quântica para otimizar o trânsito nas cidades com as informações de abertura e fechamento dos semáforos. 

Segundo ele, outra área que pode ser afetada é a de planejamento urbano. É possível recolher informações de meteorologia, de serviço público, de segurança pública e de transporte e realizar simulações. Assim, será possível programar a rotina das cidades de forma mais eficiente em eventos específicos como um show ou um jogo de futebol em determinada região. 

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em 2022 o evento chega à 8ª edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontece entre 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital.

Conteúdo relacionado

O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024
Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional anuncia os vencedores

Evento promoveu maratona educacional e de desenvolvimento de soluções na Web3 para os desafios de inovação relacionados ao Tesouro Nacional

Publicado em:
10/12/2023