Agência recém-criada contratou médicos para atuar em mais de 1 mil municípios e atender cerca de 8 milhões de brasileiros, com auxílio da TI

Em menos de um ano, o programa Médicos pelo Brasil já contratou 2.497 médicos, que estão atuando em 1.199 municípios, o que significa um impacto positivo na vida de 8 milhões de brasileiros. “Trabalhamos por um novo capítulo da história da saúde pública no Brasil”, comemorou Alexandre Pozza, diretor-presidente da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps). 

De acordo com Pozza, um elemento-chave para o sucesso do programa foi a utilização de novas tecnologias. “Sem ferramentas de TI e de comunicação seria impossível realizar essa missão”, garantiu. 

Com o objetivo de aumentar a cobertura médica no país e atender mais pessoas, em especial nos locais mais vulneráveis, distantes e remotos, a Adaps foi criada em 2021, buscando incorporar inovação no provimento médico em âmbito federal por meio do programa Médicos pelo Brasil. Responsável pela execução do programa, a Adaps tem o desafio de gerir a distribuição e a vida profissional de médicos lotados em todo o Brasil. 

O contrato com o Ministério da Saúde, que monitora as entregas, tem como propósito tornar os processos mais céleres e os aportes mais rápidos, garantindo uma política pública de maior qualidade. “Inovar é desafiar barreiras e rever posições. Queremos economizar recursos, reduzir os esforços e prover grandes resultados. E os resultados que alcançamos até o momento são encorajadores”, concluiu Alexandre Pozza.

 

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em 2022 o evento chega a sua oitava edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontece entre os dias 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital.

Conteúdo relacionado

O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024
Concurso Inovação do Setor Público anuncia vencedores entre os 23 finalistas

A premiação englobou cinco categorias e teve recorde de votação

Publicado em:
08/11/2023