Desafios propostos aos participantes estimulam a construção de soluções criativas para a gestão do maior órgão de recursos públicos do país

O "Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional", maratona sobre educação e construção de soluções blockchain na Web3, começou, oficialmente, na última sexta-feira, 17 de novembro, no auditório do Ministério da Fazenda, em Brasília-DF. Os 688 inscritos iniciaram a jornada de desenvolvimento focados na construção de resultados para os desafios definidos pelo regulamento.

São parceiros nesta iniciativa a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Serpro e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que compartilharam suas ações pioneiras na transformação digital para a elaboração do evento.
Inovação
A subsecretária de Assuntos Corporativos do Tesouro Nacional, Maria Betânia Gonçalves Xavier, iniciou os trabalhos da maratona afirmando que o Tesouro Nacional sempre foi marcado pela inovação, desde sua criação, em 1986, com o propósito de informatizar as finanças públicas do Brasil em parceira com o Serpro e com o Banco Central.

“Agora, temos uma competição que reúne mentes interessantes e interessadas em construir o melhor para as finanças públicas brasileiras. Os desafios propostos pelo Tesouro são indagações de como podemos usufruir das novas tecnologias em prol da sociedade civil. Entendemos que a fricção de conhecimentos, entre as várias áreas das mais de 600 pessoas inscritas, resultará em boas soluções”, enfatizou.

Para a presidenta da Enap, Betânia Peixoto Lemos, a competição é uma atividade atrativa porque combina problemas públicos com soluções dadas pelo ecossistema de inovação. “Os desafios aqui lançados incluem sociedade e servidores, para, juntos, resolverem os problemas por meio de ideias que impulsionam o desenvolvimento do país, do governo federal e facilitam a vida do cidadão”, ressaltou.

Por outro lado, o diretor Jurídico, de Gestão e Riscos do Serpro, Alexandre Brandão Henriques Maimoni, destacou a participação da empresa pública no envolvimento do Hackathon Web3.” Nós, do Serpro, nos sentimos honrados em colaborar com essa iniciativa extremamente relevante para as finanças públicas do país. Há mais de 36 anos Serpro e STN são parceiros, quando entrou em operação o Siafi, sistema estruturante do governo federal. Desde então, nosso relacionamento tem crescido e se fortalecido. Nesse evento, que busca a inovação de tecnologia blockchain, desejamos sucesso aos participantes”, disse.

André de Oliveira Castanheira Rodrigues, chefe da Divisão de Administração do Selic do Banco Central do Brasil, parabenizou a iniciativa do Tesouro. “Sucesso a todos os maratonistas que receberam a missão de desenvolver soluções inovadoras por meio da tecnologia Web3", elogiou.


Plataforma de inovação do Serpro
A plataforma de inovação do Serpro (inova.serpro.gov.br) será o ambiente compartilhado entre os participantes do evento para acesso às informações, experiências e contatos com os mentores. O gerente do Portfólio de Oportunidades do Serpro, Eliezer Trajano, lembrou que este é o décimo sexto hackathon que a estatal está envolvida. “O ecossistema de inovação da empresa conta com um conjunto de ferramentas utilizadas internamente em produtos e também em outros hackathons. Os participantes vão contar com suporte contínuo para o desenvolvimento de suas soluções nesta oportunidade única de aprender e criar a partir da colaboração de diferentes agentes e pontos de vista", comentou.


Desafios propostos pelo Tesouro

Segmento Varejo - (G2C) Governo a Cidadão.

● Desafio 1: Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso utilizando títulos públicos tokenizados para aplicações em: Tesouro Direto e Mercado Secundário. Com a finalidade de incentivar a massificação, adoção e uso dos títulos, por investidores no Brasil e/ou no Exterior, prestigiando fácil acesso e a usabilidade das ferramentas.

Segmento Parceiros Institucionais - (G2B e G2G) Governo a Empresa e Governo a Governo.
● Desafio 2 (G2B) Governo a Empresa: Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso utilizando títulos públicos tokenizados (e.g. Formação de Garantias para aplicações em: Ofertas Públicas (i.e. leilão) e Mercado Secundário). Com a finalidade de gerar novas oportunidades e serviços que impactem positivamente as oportunidades para as empresas envolvendo os Títulos do Tesouro.

● Desafio 3 (G2G) Governo a Governo: Desenvolvimento de tecnologias para caso de uso de tokenização de transferências especiais (i.e. repasse de recursos para Estados e Municípios) para promover otimização, transparência e rastreabilidade.

Segmento Infraestrutura Tecnológica (Processos Internos e Interoperabilidade).

● Desafio 4: Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso de automação de monitoramento, controle e precificação online de títulos públicos (e.g. oráculos).

● Desafio 5: Teses, standards e oportunidades relacionados à interoperabilidade com o Sistema de Registro e Controle da STN, entre soluções da web2, web3 e DREX.


Premiação

A atividade culminará com a apresentação das soluções premiadas no dia 11 de dezembro. O evento terá a distribuição de 138 mil reais em prêmios aos participantes.

Saiba mais sobre este Hackathon

Confira a íntegra da abertura no nosso canal da Enap.

 

Com informações do Serpro.

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
Startups interessadas no uso de inteligência artificial poderão participar de seleção pública

O formulário de apresentação de propostas será disponibilizado no dia 14/03

Publicado em:
12/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024