O formulário de apresentação de propostas será disponibilizado no dia 14/03

A seleção pública “Soluções de IA para o Poder Público” está com chamada aberta para startups que desenvolvam projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O projeto tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial para aplicação em problemas reais enfrentados pelo setor público em nove desafios tecnológicos de quatro entidades federais. 

Na rodada 3 da seleção, as Entidades Públicas Participantes (EPPs) são: Comissão de Valores Mobiliários (CVM); o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Será concedido apoio financeiro para o projeto mais bem classificado de cada desafio tecnológico. No total serão comprometidos recursos não reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) até o limite de 24 milhões de reais, distribuídos da seguinte forma entre os desafios tecnológicos:

O formulário de apresentação de propostas será disponibilizado no dia 14/03, conforme previsto no cronograma da chamada (item 17 do Edital). As inscrições estarão abertas até 11/04 (até às 18h - horário de Brasília).

Entre os dias 05 e 08/03 foram realizados webinars de apresentação geral da chamada e detalhamento dos desafios tecnológicos, de modo a facilitar o entendimento pelas empresas sobre os problemas, os requisitos de TIC, e demais elementos. Confira aqui.

Para esta seleção, entende-se por Inteligência Artificial: tecnologia que simula, por meio de algoritmos computacionais, mecanismos avançados de cognição e suporte à decisão baseado em grandes volumes de informação.

Dentre os requisitos para que empresas proponentes estejam aptas a participar da seleção, constam no edital, por exemplo, a receita operacional bruta de no máximo 16 milhões de reais em 2023, ter objeto social compatível com as atividades a serem desenvolvidas, e ter experiência no desenvolvimento de projetos de inteligência artificial, devendo para isso encaminhar atestado de capacidade técnica. Para mais informações consulte o item 4.2 do edital. Além disso, cada empresa poderá integrar apenas uma proposta, seja como proponente, seja como coexecutora.

Confira o edital e o cronograma da chamada pública no site da Finep: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/735 

A iniciativa é uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que conta com apoio técnico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Em caso de dúvidas e orientações sobre o edital, enviar e-mail para Equipe DRIN: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Redação: Sarah Paes

Conteúdo relacionado

Lançada a terceira rodada do programa Soluções de IA para o Poder Público

Na ocasião, foram apresentados também os vencedores da rodada anterior

Publicado em:
25/02/2024
Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional anuncia os vencedores

Evento promoveu maratona educacional e de desenvolvimento de soluções na Web3 para os desafios de inovação relacionados ao Tesouro Nacional

Publicado em:
10/12/2023
Chega ao fim edição do Datathon - Desigualdades Raciais

Desafio colaborativo convidou participantes a analisarem o que os números revelam sobre as desigualdades raciais no serviço público. Conheça a equipe vencedora

Publicado em:
23/11/2023
Começou o Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional

Desafios propostos aos participantes estimulam a construção de soluções criativas para a gestão do maior órgão de recursos públicos do país

Publicado em:
19/11/2023