Maratona sobre educação e construção de soluções blockchain na web3 convida participantes a construir soluções criativas na gestão do Tesouro Nacional

Na busca pela construção de soluções para seus desafios, estão abertas as inscrições para o  Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional, uma maratona sobre educação e construção de soluções blockchain na Web3. A premiação total é de R$138 mil e as inscrições seguem até o dia 16 de novembro. A iniciativa é do Tesouro Nacional, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)  

O Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional é um evento aberto ao público e destinado a qualquer indivíduo que se interessa em contribuir com a resolução de problemas do mundo real, por meio da tecnologia web3. Estão convidados a participar indivíduos com diferentes expertises - programadores, advogados, engenheiros, experts na indústria financeira e outros. 

Esse é um desafio para participação em equipe: no mínimo duas e no máximo 10 pessoas. Contudo, a inscrição é individual e será oportunizado um momento durante o desafio para a formação de equipes. 

No dia 17 de novembro começa oficialmente o evento, que será totalmente remoto. Os participantes contarão com suporte contínuo para o desenvolvimento de suas soluções e para tirarem dúvidas. É uma oportunidade única de aprender e criar a partir da colaboração de diferentes agentes e pontos de vista. A atividade terminará com a apresentação das soluções premiadas no dia 11 de dezembro.

O Hackathon Web3 tem como um dos objetivos fomentar a educação sobre o tema da Web3 e estimular a co-criação de soluções para desafios da administração pública federal. Por isso, durante todo o período de inscrições serão realizados workshops de conteúdo e de programação - abertos ao público e gratuitos.

Os desafios

As equipes podem apresentar soluções para um ou mais dos cinco desafios descritos abaixo. O detalhamento de cada um deles pode ser conferido no edital do evento.

Segmento Varejo - (G2C) Governo a Cidadão

  • Desafio  1:  Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso utilizando títulos públicos tokenizados para aplicações em: tesouro direto e mercado secundário. Com a finalidade de incentivar a massificação, adoção e uso dos títulos, por investidores no Brasil e/ou no exterior, prestigiando fácil acesso e a usabilidade das ferramentas.

Segmento Parceiros Institucionais - (G2B e G2G) Governo a Empresa e Governo a Governo 

  • Desafio 2 (G2B) Governo a Empresa: Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso utilizando títulos públicos tokenizados (e.g. Formação de Garantias) para aplicações em: ofertas públicas (i.e. leilão) e mercado secundário. Com a finalidade de gerar novas oportunidades e serviços que impactem positivamente as oportunidades para as empresas envolvendo os títulos do tesouro.
  • Desafio 3 (G2G) Governo a Governo: Desenvolvimento de tecnologias para caso de uso de tokenização de transferências especiais (i.e. repasse de recursos para estados e municípios) para promover otimização, transparência e rastreabilidade.

Segmento Infraestrutura Tecnológica (Processos Internos e Interoperabilidade)

  • Desafio 4:  Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso de automação de monitoramento, controle e precificação online de títulos públicos (e.g. oráculos).
  • Desafio 5: Teses, standards e oportunidades relacionados à interoperabilidade com o Sistema de Registro e Controle da STN, entre soluções da web2, web3 e DREX.

O resultado final será revelado no dia 11 de dezembro e terá premiações no total de  R$138 mil. 

 

Saiba mais na Plataforma Desafios

Se inscreva já!

 

Conteúdo relacionado

Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
Startups interessadas no uso de inteligência artificial poderão participar de seleção pública

O formulário de apresentação de propostas será disponibilizado no dia 14/03

Publicado em:
12/03/2024
Enap promove encontro em comemoração ao Dia da Bibliotecária (o)

Evento reunirá participantes para debater a evolução da biblioteconomia; celebração terá também apresentações culturais com profissionais da área

Publicado em:
03/03/2024
Enap apoia construção de plano de trabalho da Política Nacional de Cultura Exportadora, no Pará

Oficinas auxiliam planejamento de ações para alavancar exportações paraenses, considerando futuros desejáveis, problemas e potencialidades do estado

Publicado em:
01/02/2024