Evento reunirá participantes para debater a evolução da biblioteconomia; celebração terá também apresentações culturais com profissionais da área

Dia 12 de março é o Dia da Bibliotecária e do Bibliotecário. Para celebrar a data, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB-1) se reúnem para promover o Painel “Explorando Saberes, Tecnologias e Cultura: Bibliotecas Transformadoras”. O evento acontecerá na Escola, em Brasília (DF), faz parte das ações de comemorações do mês desses profissionais e contará com palestras e apresentações culturais.

O foco central serão as novas práticas inovadoras de pensar a profissão, sem esquecer as políticas públicas de democratização do acesso ao livro, à leitura e às bibliotecas. Essas práticas atuais de trabalho de bibliotecárias e bibliotecários perpassam temas transversais, destacando a educação, a diversidade, a tecnologia e a cultura.

Como palestrantes do painel, o evento terá a diretora da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul, Ana Maria Souza, e a chefe da Biblioteca da Enap, Tatiane de Oliveira Dias. O encontro terá ainda apresentação musical de artistas bibliotecários.

A comemoração é a abertura de uma série de eventos, organizados por entidades públicas e privadas ligados à Biblioteconomia e à Ciência da Informação - que ocorrerão entre 11 de março e 12 de abril de 2024. Além de palestras, os participantes poderão usufruir de oficinas e outras formas de capacitação para bibliotecários e profissionais de campos de atuação correlatos, além de eventos culturais voltados para a comunidade.

Biblioteca do Futuro

Pensar a evolução da biblioteconomia e dos ambientes de biblioteca como promotores de troca culturais, de informação e de saberes já é uma realidade na Enap. Pensando nisso, a Escola realiza o projeto Biblioteca do Futuro, que promove palestras, encontros musicais e artísticos, oficinas e paineis para toda a comunidade do serviço público e sociedade em geral.

Além disso, a Enap possui a Biblioteca Graciliano Ramos, com um acervo de cerca de 31 mil obras em formato impresso e mais 2 milhões em formato digital, entre livros, artigos, teses, dissertações e dicionários. A biblioteca da Escola é referência no país em administração pública e gestão governamental. Está localizada no térreo da Escola e funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h.

Painel “Explorando Saberes, Tecnologias e Cultura: Bibliotecas Transformadoras”
Dia 12/03, às 14h.
Auditório da Enap

Faça sua inscrição! Vagas limitadas.

 

Clarisse Façanha

 

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
Enap apoia construção de plano de trabalho da Política Nacional de Cultura Exportadora, no Pará

Oficinas auxiliam planejamento de ações para alavancar exportações paraenses, considerando futuros desejáveis, problemas e potencialidades do estado

Publicado em:
01/02/2024
Enap avalia processos de construção de propostas do Plano Plurianual 2024-2027

Escola, em parceria com o MPO, promoveu entre março e junho de 2023 oficinas com ministérios para proposição do PPA

Publicado em:
18/01/2024