Os cursos do Programa de Formação Inicial representam a segunda etapa dos concursos para as carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e de Analista de Planejamento e Orçamento (APO). Visam preparar os quadros dessas carreiras para o ingresso na administração pública federal por meio do desenvolvimento de competências que permitam utilizar conhecimentos sobre a realidade nacional, marcos teóricos e instrumentos necessários ao exercício do cargo.

A Enap realiza também Programas de Ambientação para servidores de outras carreiras transversais, com o objetivo de promover a integração dos ingressantes no contexto da administração pública federal e no seu campo de atuação.

O Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras oferece um conjunto de cursos nacionais e internacionais de curta duração, relacionados a temas estratégicos e contemporâneos e a áreas de atuação das carreiras atendidas. Buscam contribuir para o desenvolvimento profissional contínuo e de competências essenciais para a melhoria da gestão de políticas públicas, além de fomentar o intercâmbio de experiências e a integração entre os profissionais.

O Programa oferece também oportunidades para que os servidores integrantes das carreiras atendidas possam usufruir do período de Licença Capacitação em cursos promovidos pela Enap, nos ciclos de Políticas Públicas e de Gestão Pública.

O Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras atende aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG – como requisito para promoção na carreira, Decreto nº 5.176, de 10/08/2004), Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Auditores Federais de Finanças e Controle (AFFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas de Infraestrutura (AIE), Especialistas em Infraestrutura Sênior (EIE), Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS), Analistas em Tecnologia da Informação (ATI), Especialistas em Regulação (ER) e Analistas Ambientais (AA).

Veja os cursos do Programa