O Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras busca promover o desenvolvimento profissional contínuo dos integrantes de carreiras estratégicas e transversais do governo federal. É formado por um conjunto de atividades de aprendizagem, de diferentes formatos e de curta duração, relacionados a temas estratégicos à Administração Pública, nos contextos nacional e internacional, fomentando o intercâmbio de experiências e a integração entre os profissionais que atuam no ciclo de gestão das políticas públicas.

O Programa é requisito para a promoção dos servidores federais ocupantes da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e também atende às seguintes carreiras:  Analista de Planejamento e Orçamento (APO); Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS); Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC); Analista de Comércio Exterior (ACE); Analista de Infraestrutura (AIE); Especialista em Infraestrutura Sênior (EIE); Analista em Tecnologia da Informação (ATI); Analista e Especialista em Regulação (ER); Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB); Procurador da Fazenda Nacional (PFN); e Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA (TPP).

Tendo em conta os temas de atuação dos referidos servidores, a oferta do Programa de Aperfeiçoamento está organizada em trilhas de aprendizagem. O Programa oferece ainda a esses servidores a possibilidade de usufruírem do período de licença capacitação mediante a participação em seus cursos.

Cada um dos ciclos ofertados (Ciclo de Políticas Públicas e Ciclo de Gestão Pública), em seu formato completo, tem 3 meses de duração, contudo os alunos podem optar por cursos avulsos desses ciclos, no caso de licença capacitação com duração menor (1 ou 2 meses).