Cursos a Distância

A Escola Virtual da Enap é a estrutura on-line dedicada a oferta de cursos na modalidade a distância. Ela possui dois ambientes distintos:

A Secretaria Virtual é o ambiente onde o aluno acessa as informações sobre os cursos disponíveis e calendário de ofertas, cria seu cadastro e se inscreve nos cursos e eventos à distância. Esse ambiente está inserido dentro do Portal da Enap, acessível através do endereço www.enap.gov.br.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é a sala de aula virtual, o local onde são disponibilizados conteúdos, atividades, mensagens, notas e certificado. O endereço do AVA é https://ava.enap.gov.br. Para acessá-lo é preciso ter realizado o cadastro na Secretaria Virtual, através do Portal da Enap, estar inscrito em algum curso a distância e o curso ter iniciado suas atividades.
on Terça Julho 03 by danielle.bringel
Todos os cursos da Escola Virtual da Enap são gratuitos.

Os cursos com tutoria são direcionados a públicos específicos e possuem limitação de vaga.

Os cursos sem tutoria podem ser realizados por qualquer pessoa, seja ela servidor público ou não, e não possuem limite de vagas.
on Terça Julho 03 by danielle.bringel
Para solicitar inscrição nos cursos à distância, é necessário ter cadastro no Portal da Enap.  

- Acesse o Portal da Enap (www.enap.gov.br).
- No menu da parte superior do site, clique em “Acesse sua Conta”. Se você já tiver cadastro no site, apenas acesse sua conta. Se você ainda não tem, crie um clicando em “Criar Cadastro”.
- Após ter criado uma conta, acesse o calendário da Escola Virtual no menu lateral esquerdo. Verifique se existem inscrições abertas para o curso desejado, clique na turma escolhida e acesse a página de inscrições e se inscreva preenchendo a ficha de solicitação adequadamente.
- Ao finalizar a inscrição, clique em "Histórico do Aluno" no bloco “Usuário” situado no menu lateral esquerdo ou no menu superior e confirme se a inscrição foi efetivada. Caso não conste a inscrição, realize novamente o procedimento.
on Terça Julho 03 by danielle.bringel
Você pode se inscrever em quantos cursos quiser no mesmo período de tempo, desde que tenha disponibilidade para cursar.
on Terça Julho 03 by danielle.bringel
Para acompanhar o status da sua inscrição, acesse sua conta no Portal da Enap e clique em “Histórico do Aluno” no bloco “Usuário” situado no menu lateral esquerdo ou no menu superior. No item “Cursos em andamento ou aguardando análise se solicitação” aparecerá o nome do seu curso e a situação da sua inscrição.

Informamos que para cursos sem tutoria, ao solicitar inscrição você estará inscrito e será automaticamente matriculado na data de início do curso. Para os cursos com tutoria, você receberá antes do dia de seu início uma mensagem via e-mail comunicando o deferimento ou não do seu pedido de inscrição. Para ambos, as orientações de acesso chegarão por e-mail no dia de início do curso.

Caso tenha tentado realizar inscrição em um curso e ela não conste no "Histórico do Aluno" , realize novamente o procedimento de inscrição.
on Terça Julho 03 by danielle.bringel
O aluno somente poderá fazer o cancelamento da inscrição no Portal da Enap até três dias antes do início do curso. Ao ultrapassar esse prazo, só é possível realizar o trancamento da matrícula. Para isso é necessário que o aluno espere o curso começar e faça o procedimento de trancamento no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O trancamento é uma situação final e só é reversível enquanto o curso estiver em andamento. Após o encerramento não é possível "destrancar" a matrícula.

Para cancelar a sua inscrição em um curso que ainda não começou, acesse o Portal da Enap (www.enap.gov.br) e  clique em “Acesse sua Conta” para inserir as credenciais. No menu lateral esquerdo, procure o bloco “Usuário” e clique em “Histórico do Aluno”. Localize o curso que deseja cancelar e clique em SIM, confirmando o cancelamento.

Para trancar sua matrícula em um curso que já começou, acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem (https://ava.enap.gov.br) com as mesmas credenciais do Portal da Enap.  Na página principal, clique no curso que deseja trancar. No menu lateral direito, dentro de Administração, clique na opção “Trancar minha matrícula no curso...” e confirme. 

O processamento do trancamento só ocorre após o encerramento da turma. Dessa forma, uma nova inscrição em outra turma do mesmo curso,  só estará disponível após o encerramento da turma em andamento.
on Terça Julho 03 by danielle.bringel
Sua inscrição para cursos com tutoria pode ter sido indeferida por:

- Preenchimento incorreto ou incompleto do cadastro no Portal da Enap: É necessário que o cadastro esteja corretamente preenchido e com o máximo de informações que você puder disponibilizar. A justificativa é um dos campos mais importantes, porque é com base nela, principalmente, que a seleção dos participantes é realizada.
- Incompatibilidade com o público-alvo preferencial atendido da escola e/ou do curso: A Enap é uma fundação pública vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, cuja missão é desenvolver competências de servidores para aumentar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas. Em função da grande demanda pelos cursos oferecidos pela Escola Virtual, a Enap atende, preferencialmente, servidores públicos do Poder Executivo federal. Havendo vagas, empregados públicos e servidores de outros poderes e esferas serão atendidos segundo ordem de solicitação de inscrição. Cada curso possui um público-alvo específico, determinado em função dos seus objetivos instrucionais. Verifique na ementa do curso se você se enquadra no público-alvo para o qual está solicitando matrícula.
- Por insuficiência de vagas.
on Terça Julho 03 by danielle.bringel
Ao solicitar inscrição para um curso sem tutoria, você estará inscrito. Na data de início do curso você será automaticamente matriculado e receberá um e-mail contendo as orientações de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Lembre-se: você só terá acesso ao curso no dia de seu início! Se por algum motivo o e-mail com as informações não chegar à sua caixa de entrada, envie mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ao solicitar inscrição para um curso com tutoria, você deverá aguardar a confirmação de matrícula que chegará via e-mail antes da data de início do curso. Caso tenha sido selecionado, na data de início do curso você receberá um e-mail contendo as orientações de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Lembre-se: você só terá acesso ao curso no dia de seu início! Se por algum motivo o e-mail com as informações não chegar à sua caixa de entrada, envie mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
on Terça Julho 03 by danielle.bringel
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é a sala de aula virtual, o local onde são disponibilizados conteúdos, atividades, mensagens, notas e certificado. O endereço do AVA é https://ava.enap.gov.br. Para acessá-lo é preciso ter realizado o cadastro na Secretaria Virtual, através do Portal da Enap, estar matriculado em algum curso a distância e o curso ter iniciado suas atividades.

O cadastro no ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é feito de forma automática, na semana de início do curso, e as instruções de acesso são enviadas por mensagem eletrônica no dia de início do curso. Portanto, o acesso ao AVA só estará disponível no primeiro dia do curso.

O acesso ao AVA pode ser feito de duas formas:

- Acessando o endereço do AVA (https://ava.enap.gov.br);
- Acessando o Portal da Enap (www.enap.gov.br) e clicando, no menu superior “EM DESTAQUE”, em “AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM” – você será redirecionado para o AVA.

As credenciais de acesso (usuário e senha) são os mesmos que você utiliza para acessar sua conta no Portal da Enap.

Após o acesso ao AVA, basta clicar no curso e dar início aos trabalhos!
on Terça Julho 03 by danielle.bringel
Caso tenha esquecido sua senha de acesso à sua conta no Portal da Enap utilize a funcionalidade de recuperação da senha, conforme descrito abaixo:

- Acesse o Portal da Enap (www.enap.gov.br).
- No menu da parte superior do site, clique em “Acesse sua Conta”.
- Em seguida clique em “Esqueci a senha”.
- Digite seu E-mail que foi informado como Login no momento do seu cadastro para receber as informações para acesso ao sistema.
- Você receberá um e-mail de Administrador ENAP <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;. Acesse sua caixa de e-mail e clique no link enviado. Caso o e-mail não esteja na sua caixa de entrada, verificar na lista de SPAM.
- Na página aberta informe sua nova senha e confirme em seguida.
on Terça Julho 03 by danielle.bringel
Caso tenha esquecido seu e-mail utilizado para acessar sua conta no Portal da Enap ou deseje alterá-lo, siga os procedimentos abaixo:

- Acesse o Portal da Enap (www.enap.gov.br).
- No menu da parte superior do site, clique em “Acesse sua Conta”.
- Em seguida clique em “Esqueci o E-mail de cadastro”.
- Digite seu CPF, sem ponto e sem traço e clique em enviar.
- Será mostrado o nome vinculado ao CPF informado. Caso seja você, informar no campo ao lado o valor da soma do dia e mês do seu aniversário e clicar em OK.
- Informe o novo e-mail e clique em enviar.
- Você receberá um e-mail de PORTAL ENAP - Redefinição de email. Acesse sua caixa de e-mail e clique no link enviado. Caso o e-mail não esteja na sua caixa de entrada, verificar na lista de SPAM.
- Será aberta uma página com a confirmação da alteração.

O e-mail de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é o mesmo que você utiliza para acessar sua conta no Portal da Enap. A mudança de e-mail de acesso só é "refletida" no cadastro do AVA no dia seguinte. Aguarde 24 horas para tentar um novo acesso ao AVA.
on Terça Julho 03 by danielle.bringel
As atividades avaliativas ficam disponíveis apenas durante o período de realização do curso. Após o término, fica disponível apenas o material das aulas. Para realizar novamente as avaliações e obter o certificado, você precisa fazer nova inscrição e realizar novamente todas as atividades do curso.

Não é possível prorrogar o prazo do curso ou reabrir as atividades avaliativas, tendo em vista que as datas foram previamente estabelecidas pela escola e são as mesmas para todos, bem como o número de tentativas disponibilizadas.
on Terça Julho 03 by danielle.bringel
Nos cursos com tutoria: Você terá um tutor que será responsável por orientá-lo quanto às suas dúvidas de conteúdo. Além de ser responsável por corrigir e pontuar seus trabalhos, você poderá contatá-lo em outros momentos durante o curso, utilizando o Fórum de Dúvidas.  Essa ferramenta possibilita a interação direta entre o aluno e os seus colegas e também entre o aluno e o tutor.

Nos cursos sem tutoria: Não há participação de tutores solucionando dúvidas de conteúdo, no entanto, há espaço para troca de conhecimentos e experiências com seus colegas. Além disso, você pode entrar em contato com a Escola Virtual enviando seu questionamento para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
on Terça Julho 03 by danielle.bringel
Todas as atividades pontuadas feitas por você ficam registradas no seu certificado ao final do curso, juntamente com as notas obtidas em cada uma e o seu total geral.
on Terça Julho 03 by danielle.bringel
Os cursos a distância ofertados pela Enap são considerados cursos de educação continuada e, por isso, não estão sujeitos ao reconhecimento do MEC. Verifique se nossos cursos podem influenciar na sua progressão funcional informando-se a respeito do Plano de Cargos e Salários em sua instituição.
on Terça Julho 03 by danielle.bringel