Ícone do cuidado preventivo em Saúde Ministério da Saúde inova metodologia para recuperar cobertura vacinal


53318841078 7205f81081 cA experiência de volta à infância foi proporcionada na Semana da Inovação quando Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil em diversas gerações, marcou presença e posou para fotos com participantes que estiveram no segundo dia do evento. O momento fotográfico - Meet & Greet - aconteceu logo após Zé Gotinha sair do palco, onde esteve ao lado de autoridades para celebrar os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações no Brasil.

Com isso, Zé Gotinha mais uma vez personifica a mobilização para que as pessoas confiem nas vacinas e sigam os calendários vacinais responsáveis por eliminar diversas doenças, como foi o caso das doses de reforço da Covid. A presidenta da Escola Nacional da Administração Pública (Enap), Betânia Lemos, ressaltou que, graças às vacinas, é possível que hoje se realize um evento como o da Semana da Inovação, de forma presencial (no auge da pandemia, o evento ocorreu no formato on-line).

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, falou sobre o “grande movimento nacional para recuperar altas coberturas vacinais do Brasil”. A estratégia inclui a realização de várias oficinas e uma inovação -  a  dos microplanejamentos -, com participação dos estados e municípios. Técnicos do Ministério da Saúde estão indo a estados e municípios para entender “as barreiras para que a vacina chegue aos braços” dos brasileiros. “Estamos nesse grande movimento, trazendo o Zé Gotinha de volta e a vacinação também. Vacine-se, vacina é vida”, completou Ethel.

Também presente na Enap, o coordenador-geral de Programas e Projetos de Cooperação Técnica, Max Nóbrega de Menezes Costa, deixou dois recados: 1) o Programa Nacional de Imunização completa 50 anos e é um dos maiores programas de saúde do mundo e conquista de todos nós; 2) confiem na ciência e na eficiência das vacinas. Por último, fez o pedido: “vacinem-se!”.

Perfil no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/ethel-maciel-bb3b33147/

Conteúdo relacionado

4º Jornada de Inovação Cidades que Transformam avança em mais uma etapa

As cinco equipes municipais integrantes desta edição participarão de oficinas e apresentarão uma ideia de solução a ser desenhada e testada na próxima fase da jornada 

Publicado em:
29/01/2024
Ano de 2023 marca a história da Enap

Em um ano de reconstrução, a Escola teve recorde de inscrições nos cursos à distância, capacitações inéditas para pessoas negras, auditório novo e muito mais! Confira!  

Publicado em:
15/01/2024
Conheça os vencedores do VIII Prêmio do Serviço Florestal Brasileiro

Concurso de monografias com apoio da Enap fomenta a produção de conhecimento na área florestal

Publicado em:
25/12/2023
GNova finaliza módulo I do CoLabs com apresentação das equipes

As 20 equipes que estão desenvolvendo seus laboratórios no projeto realizaram a primeira apresentação de suas conquistas

Publicado em:
14/12/2023