Na abertura da Semana de Inovação, Glen Weyl, fundador da RadicalxChange, defende mudança nas políticas públicas por meio da inovação

Foto: Ana Paula Fornari Benvegnu/Enap

A Semana de inovação 2022 começou com um debate sobre as possibilidades tecnológicas para uma sociedade mais inclusiva, democrática e com menos conflitos. O primeiro palestrante do palco principal, o jornalista Glen Weyl (foto acima), mostrou exemplos de como ferramentas de inteligência artificial e até de financiamento coletivo podem ajudar na construção de comunidades cooperativas que se aproximam não pelas semelhanças, mas apesar das diferenças.

Weyl, fundador da RadicalxChange (RxC), um movimento global para economias políticas da próxima geração, que conecta desde cientistas sociais e tecnólogos até artistas e ativistas, defendeu uma reformulação de políticas públicas com uso de soluções inovadoras. Além do exemplo de Taiwan, que será detalhado pela ministra digital Audrey Tang, ainda nesta segunda-feira, o jornalista citou o uso de algoritmos de redes sociais para aproximar pessoas em áreas de conflitos sociais. 

“Usando esses algoritmos, você - pode, de forma deliberada -  identificar áreas que as pessoas em conflitos sociais que estão distantes uma das outras achem um ponto em comum. E usando esse algoritmos, você pode fazer intermediação e criar um tecido social coeso”, disse. “Isso é um desafio tecnológico crítico”.

Glen Weyl disse que vê o metaverso como boas perspectivas. Afirmou que essa nova ferramenta é uma possibilidade de um verdadeiro laboratório para inclusão social. 

“Construir e comunicar um futuro pluralista para a tecnologia social mais fiel ao nosso dia a dia é o grande desafio tecnológico que temos hoje”, afirmou. “A participação democrática e o progresso científico são fatores essenciais para vencer esse desafio”.

Ele ainda citou um exemplo de financiamento diferente para projetos sociais. O “financiamento quadrático” tem uma fórmula específica para a destinação dos recursos dos patrocinadores, mais equilibrada e eficiente, focada no resultado para a população. Ele explicou que são criados fundos para projetos específicos e as contribuições são feitas baseadas nos números de financiadores. 

"Você pode pensar nisso com pessoas do mesmo grupo social”, garantiu. 

Weyl foi o primeiro palestrante da Semana de Inovação 2022, que foi aberta pelo presidente da Enap, Diogo Costa, e pela diretora de Inovação, Bruna Santos.“É tempo de construir uma nova história de progresso”, falou o anfitrião do evento na abertura.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em 2022 o evento chega a sua oitava edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontece entre os dias 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital.

Conteúdo relacionado

GNpapo presencial está de volta e discute projetos de experimentação

O evento acontece na sede da Enap em Brasília e é aberto ao público em geral

Publicado em:
21/09/2022
Últimos dias para inscrição no curso de Liderança inclusiva

O prazo termina nesta quarta (14/9). O curso é presencial em Brasília com tradução simultânea. 

Publicado em:
12/09/2022
Aberta chamada pública para avaliadores do 26º Concurso Inovação

A participação como avaliador será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada

Publicado em:
04/09/2022
Aberta chamada para startups e órgãos públicos interessados no uso de inteligência artificial

Inscrições estão abertas para startups na 1ª rodada e para órgãos e entidades públicas na 2ª rodada. O apoio financeiro será de até R$ 80 milhões, no total

Publicado em:
31/08/2022