Candidatos devem ter proficiência em português e em inglês, além de disponibilidade financeira para custear estadia em Brasília durante o curso

O processo seletivo para preenchimento de vagas para os mestrados e o doutorado da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em 2023 traz uma novidade:destinação exclusiva de seis vagas para servidores públicos estrangeiros . Os candidatos precisam ter graduação completa, proficiência em português e inglês e recursos para custear a estadia em Brasília durante o período completo do curso. As inscrições já estão abertas.

“Em anos anteriores, havíamos feito acordos de cooperação internacional com países de língua portuguesa. Desta vez, o número de vagas e as possibilidades de participação são mais amplas. Estamos entusiasmados com as novas possibilidades e a troca de conhecimentos que teremos nas turmas do próximo ano no programa de pós-graduação stricto sensu da Escola”, comemora a diretora de Altos Estudos da Enap,Flávia Schmidt.

Em relação à distribuição das vagas, cinco serão para os mestrados - sendo três na área de governança e desenvolvimento e duas em avaliação e monitoramento - e uma para o doutorado em políticas públicas. Todos os cursos são de orientação profissional, o que significa que aliam teoria e prática, com foco no aprimoramento das ações no setor público.

A seleção inclui o preenchimento de formulário, avaliação de memorial descritivo, pré-projeto de pesquisa e entrevista - os modelos de documentos estão disponíveis no edital e devem ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A entrevista será realizada por videoconferência e as aulas serão presenciais, na sede da Enap, em Brasília(DF). As inscrições se estendem até o dia 5 de dezembro. Confira abaixo o cronograma de atividades do processo seletivo:

Cronograma 

Evento

Data provável

Preenchimento do formulário de inscrição e envio do pré-projeto e do memorial

3/10 a 5/12/2022

Divulgação do resultado da análise do pré-projeto, do memorial e convocação para a entrevista

15/12/2022

Realização das entrevistas

19 a 20/12/2022

Divulgação do resultado final e convocação para a matrícula

21/12/2022

Início do curso

6/02/2023

Conteúdo relacionado

Enap cria programa internacional de pesquisa e docência

O programa contempla bolsas a professores e pesquisadores que atuem fora do Brasil

Publicado em:
22/12/2022
Conheça os estrangeiros selecionados para o mestrado

Concorreram servidores públicos de seis países neste primeiro edital destinado a profissionais de outras nacionalidades

Publicado em:
22/12/2022
Pós-graduação pioneira forma servidores públicos do Brasil e de oito países

Edição de estréia reuniu, durante onze meses, quarenta servidores públicos de alto escalão para aprenderem sobre técnicas e ferramentas úteis na superação de desafios 

Publicado em:
18/12/2022
Pós-graduação stricto sensu oferece oportunidade para doutores darem aulas

Candidatos podem se cadastrar por meio da internet e devem optar por uma entre seis linhas de pesquisa

Publicado em:
31/10/2022