Projeto-piloto de acessibilidade inclui servidores públicos com deficiência visual, auditiva, física e com transtorno do espectro autista 

A especialização mais tradicional da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o MBA em Gestão Pública - 3° Edição 100% à distância, começou nesta segunda-feira (22). Até dezembro deste ano, os novos alunos terão acesso ao curso na plataforma Moodle da Enap, em um formato atrativo, com trilhas de aprendizagem, material interativo com videoaulas e estudos de caso, além de aulas ao vivo com especialistas renomados e laboratórios de caso síncronos. Além disso, nesta edição do MBA o formato das aulas foi todo revisado, com o intuito de tornar a participação dos servidores com deficiência mais inclusiva.

Confira fotos do evento.

Com a inclusão do projeto-piloto de acessibilidade, foram aprovados no processo seletivo 12 alunos com deficiência visual, oito alunos com deficiência física, um com deficiência auditiva e três alunos com outras condições, como Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Por esse motivo, a Enap realizou algumas alterações no ambiente virtual de aprendizagem e na dinâmica das disciplinas optativas. A diretora de Educação Executiva, Iara Alves, explicou que o projeto de acessibilidade foi implementado com o objetivo de realizar as adaptações necessárias na especialização. “Realizamos entrevistas individuais com cada participante com deficiência, para atender as adaptações necessárias.Com isso, esperamos ofertar um curso mais inclusivo, além de permitir maior engajamento dos servidores aprovados, que também será um estímulo para a participação de outros servidores com deficiência, nos próximos processos seletivos”, disse.

Para atender alunos que apresentam dificuldade de concentração em telas interativas, foi criado um curso totalmente em word. O material em word pode facilitar o acompanhamento do curso por meio de leitores de tela. Além disso, os PDFs interativos foram adaptados, a fim de disponibilizar a audiodescrição das imagens contidas nos textos. Com o intuito de atender os alunos com deficiência visual, também foram realizados ajustes na plataforma Moodle, para facilitar a navegação no curso.

Foram realizadas, ainda, as traduções em libras de todas as videoaulas do curso, que agora passam a ter, além das legendas, as janelas de libras - que têm como propósito atender aos deficientes auditivos. “Ainda existem  grandes desafios na busca por inclusão, mas esse projeto-piloto de acessibilidade é o primeiro passo para tornar todos os MBAs oferecidos pela Enap acessíveis”, afirmou a diretora.

Na seleção desta edição, a Enap buscou a paridade de gênero, ou seja, o equilíbrio na quantidade de selecionados entre mulheres e homens. A partir disso, a Escola também incluiu na grade de aulas a disciplina “Equidade de Gênero e Raça na Gestão Pública”, com o objetivo de analisar a trajetória da construção da problemática do gênero. Será dada especial atenção às discussões centradas na diferenciação de situação racial das categorias de gênero e como tais recortes incidem na organização das relações sociais -, com implicações no mundo do trabalho e na constituição de sujeitos políticos sendo, portanto, objeto da gestão pública. O programa será abordado a partir de perspectivas feministas antirracistas, com o enfoque de gênero como categoria analítica e enquanto categoria histórica relacional.

Aula inaugural

Na mesa de abertura do evento, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, ressaltou a importância de manter um serviço público de qualidade, para resolver os problemas da população brasileira. “Para fazer isso, precisamos formar profissionais em todas as esferas de governo e também em todos os ministérios, de todas as origens e de todas as cores”, enfatizou.

O encontro incluiu uma aula magna sobre "A Transformação do Estado: Perspectivas Nacionais e Internacionais" ministrada pelo professor Francisco Gaetani, doutor em Administração Pública pelo Departamento de Governo da London School of Economics and Political Science (LSE).

Em seguida, os alunos receberam o professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fernando Filgueiras, que ministrou palestra sobre "Inteligência Artificial e Direitos Humanos". 

MBA Gestão Pública  

O MBA em Gestão Pública da Enap foi criado em 2002 para aproximar e atualizar os gestores públicos em relação à prática governamental. O curso conta com quadro selecionado de professores, sendo mais de 70% doutores, que seguem uma metodologia de ensino-aplicação para conectar conceitos e teorias aplicáveis.

A carga horária total ofertada no curso é de 462 horas, sendo necessário cumprir 360 horas para aprovação em 11 disciplinas obrigatórias distribuídas em três eixos temáticos: Estado e Políticas Públicas; Gestão Governamental; e Gestão Pública no Brasil - dimensões estratégicas.  

Redação: Karol Ribeiro/Enap

 

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Seis vagas estão abertas para servidores estrangeiros nos cursos de mestrado e doutorado

Candidatos precisam apresentar proficiência em português e inglês e disponibilidade para moradia em Brasília durante o curso

Publicado em:
20/09/2023
Mestrado e doutorado: conheça as regras do processo seletivo 2023

A prova de conhecimentos gerais volta a ser realizada pela Enap e incluirá questões de conhecimento na língua inglesa

Publicado em:
21/05/2023
Enap cria programa internacional de pesquisa e docência

O programa contempla bolsas a professores e pesquisadores que atuem fora do Brasil

Publicado em:
22/12/2022
Pós-graduação pioneira forma servidores públicos do Brasil e de oito países

Edição de estréia reuniu, durante onze meses, quarenta servidores públicos de alto escalão para aprenderem sobre técnicas e ferramentas úteis na superação de desafios 

Publicado em:
18/12/2022