Oficina de Comportamentos Inovadores desafia participantes com o uso de avatares e com o auxílio de uma Escala Comportamental para Inovação Pública (ECIP)

Ser ou não ser, eis a inovação! Com essa frase, Danilo Campos, gerente de Projetos do Laboratório de Inovação em Governo (GNova Lab) lançou um desafio chamado Batalha de Avatar a todos os servidores (as) presentes na oficina “Comportamentos Inovadores”, no primeiro dia da Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo da dinâmica, segundo Campos, é ensinar e aprender a aplicar a Escala Comportamental para Inovação Pública (ECIP).

Desenvolvida pela instituição, a ferramenta foi pensada para quem trabalha no ambiente de inovação. “Estamos fazendo essa vivência para estimular um comportamento inovador na hora de enfrentar problemas públicos", afirmou Danilo.

A experiência, realizada por cinco grupos, cada um com cerca de oito servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, contou com aproximadamente 40 pessoas. Cada jogador escolheu um avatar e se apresentou para todos como um profissional com perfil inovador ou não. A brincadeira teve o intuito de promover uma reflexão, de forma lúdica, sobre comportamentos inovadores no serviço público.

O assessor da Gestão Estratégica do Governo de Sergipe, Júlio Figueira, disse que se considera alguém que se desafia. "Nem sempre acho que minhas respostas no trabalho são inovadoras, mas tenho a inquietude de buscar por modernização", afirmou o participante. Ele, entre muitos outros que integraram o grupo, veio ao evento procurando inspiração para inovar em sua área.

Escala Comportamental para Inovação Pública (ECIP)

A ECIP foi criada para ser utilizada por qualquer pessoa que tenha interesse em avaliar a mudança de comportamento para inovação em políticas públicas de equipes. Segundo o gerente de Projetos do Laboratório de Inovação em Governo (GNova Lab), Danilo Campos, pode ser realizada em âmbito nacional, regional, ou governo local, com programas e projetos de diferentes temáticas e em uma equipe multidisciplinar.

A ferramenta é composta por 22 itens a partir dos seis estágios do modelo transteórico de mudança e avalia os estágios comportamentais de servidores (as) públicos que atuem em projetos e programas de inovação ao longo do tempo. 

Para saber mais sobre a ferramenta de inovação da Enap, basta acessar o link https://escala-comportamental-gnova.enap.gov.br/

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024