Para ele, “inovação não é sobre robôs, é sobre gente mesmo”

WhatsApp Image 2023 11 09 at 18.02.19O “Palco Inspira”, localizado na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), recebeu, nesta quarta-feira (09/11), durante a 19ª edição da Semana de Inovação, o empreendedor, o produtor artístico e o ativista, Preto Zezé. Para ele, “inovação não é sobre robôs, é sobre gente mesmo. É sobre como as pessoas se juntam, somam inteligência e utilizam o que está ao alcance para produzir soluções e melhorar o país”, opinou. 

Figura de destaque no combate ao racismo e à desigualdade racial, ele ressaltou a importância dos servidores públicos nessa luta, desabafou sobre momentos que foram decisivos ao longo de sua trajetória, elencou os principais desafios à frente da Central Única das Favelas (CUFA) e compartilhou impressões sobre o cenário político brasileiro. ““Para quem está no Capão Redondo ou na Ceilândia, o Estado brasileiro é uma ficção. O que existe para ele é a rua, o bairro, a linha de ônibus, o campo de futebol, a igreja, o barzinho. Esse é o Brasil”, afirmou. 

Aplaudido, defendeu a importância de se adotar uma agenda que sobreviva à sucessão de mandatos e às falhas de transversalidade que existem no governo. “A gente tem que proteger a agenda da sociedade. Tem que firmar um compromisso de pautar política sem ser pautado nem aparelhado por ela. Como é que eu produzo a governança no território para diminuir as tensões e construir soluções? Como é que a gente faz políticas públicas mais integradas? Nos lugares onde o Estado não chega, as pessoas tendem a trocar uma agenda de direitos sociais por uma agenda de medo, violência e ódio. Na favela, o compliance é outro”, lembrou.   

Preto Zezé, que é uma das maiores lideranças das favelas brasileiras, dedicou metade do seu tempo de fala a responder perguntas da plateia, e encerrou sua participação endossando que é preciso ocupar os espaços onde as coisas são planejadas e decididas. “A gente tem que criar uma cultura em que seja natural a proximidade da sociedade com o gestor da receita pública, do nosso dinheiro! Hoje, eles são gestores e amanhã eles saem. Mas a nossa agenda continua”, concluiu. 

SOBRE O PALESTRANTE

WhatsApp Image 2023 11 09 at 18.02.19 1Francisco José Pereira de Lima, o Preto Zezé (@pretozeze), uma das maiores lideranças das favelas brasileiras, presidiu nacionalmente e globalmente a CUFA - Central Única das Favelas até março de 2023. Conselheiro da CUFA, empreendedor de destaque, produtor artístico e musical, escritor e ativista brasileiro. Filho de um casal de retirantes, mãe doméstica e pai pintor da construção civil, foi criado na favela das Quadras, em Fortaleza e além dos atributos acima, tornou-se uma figura de grande destaque nas causas sociais do país e ainda no debate sobre o racismo no Brasil e a sua relação com a desigualdade social.

Para saber mais, acompanhe as redes sociais

INSTAGRAM | @pretozeze
LINKEDIN |  /pretozeze
SITE | cufa.org.br

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024