As aulas, realizadas na modalidade remota, acontecerão ao longo do mês de abril

Com o propósito de aumentar a representação das mulheres na política e na gestão pública, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Instituto Alziras, lançou o curso para prefeitas e vice-prefeitas. O objetivo é que as habilidades de liderança e de influência no setor público sejam aperfeiçoadas. As aulas, realizadas na modalidade remota, acontecerão ao longo do mês de abril. 

No total, 48 mulheres se inscreveram e 39 foram matriculadas por atenderem aos requisitos exigidos do curso “Comunicação e Negociação para Prefeitas”. Dessas,  32 são prefeitas e sete são vice-prefeitas de vários estados do Brasil. A média de idade delas é de 51 anos, sendo que a idade mais nova é de 36 anos. A candidata com maior idade possui 73 anos.

No formato on-line, a abertura do curso contou com a participação da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, que ressaltou a importância de iniciativas como essas para a representação das mulheres na política e, dentro delas, nos cargos de alta gestão e liderança. “Contribuir com a formação de vocês significa contribuir com a concretização de projetos políticos institucionais mais sensíveis à sustentabilidade da vida, à preservação ambiental, à equidade de gênero e raça e à promoção dos direitos humanos”, disse. 

De acordo com a presidenta da Enap, Betânia Lemos, esse curso faz parte da Formação e Iniciativas Feministas (FIF), que desde o ano passado tem realizado ações para a inserção das mulheres, especialmente das mulheres negras na administração pública, com o intuito de aumentar o número de mulheres em cargos de liderança.

Também estiveram presentes a diretora Executiva do Instituto Alziras, Marina Barros e os docentes do curso. Após o encerramento da mesa de abertura, foi realizada a  aula magna, com a professora, cientista política e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marlise Matos, sobre “Violência Política contra as Mulheres em Perspectiva Interseccional”. 

Contexto

De acordo com a página TSE Mulheres, que reúne uma visão geral sobre a atuação das mulheres na política e nas eleições ao longo da história do Brasil, entre 2016 e 2022, o Brasil teve, em média, 52% do eleitorado constituído por mulheres, 33% de candidaturas femininas e apenas 15% de eleitas.

A percepção da necessidade aconteceu a partir de conversas com o público-alvo dessa capacitação e por meio de pesquisas que apontam para o baixo índice de mulheres na política.  Apesar dos esforços para a inclusão das mulheres em cargos eletivos, pesquisas apontam que existe uma percepção de que o ambiente político favorece mais os homens. Esse fator colabora para uma desvantagem em relação a reeleição de mulheres em cargos eletivos quando comparadas ao sexo masculino.

Curso 

A coordenadora-geral de Capacitação de Altos Executivos, Soraya Brandão, afirmou que as participantes irão trabalhar competências de liderança e comunicação e negociação. “O nosso objetivo é que vocês possam exercitar durante o curso habilidades para comunicar propósitos, planos, estratégias e resultados com confiança, estabelecendo comunicação empática, persuasiva e influente nas negociações políticas que vocês desenvolvem”. 

Soraya também ressaltou que os docentes do curso foram cuidadosamente selecionados, para proporcionar uma aprendizagem significativa. Além disso, para obter a certificação, será necessária uma frequência mínima de 80% das aulas. 

Karol Ribeiro

Enap

Conteúdo relacionado

Enap encerra curso de análise de dados, voltado exclusivamente para mulheres

Agora, as servidoras públicas federais poderão aprofundar seus estudos em trajetórias como cientistas ou engenheiras de machine learning

Publicado em:
13/11/2023
Enap reúne mentores e mentorados no encerramento da 3ª edição do programa de mentoria

Na solenidade, mentores receberam troféus em reconhecimento ao trabalho realizado

Publicado em:
15/02/2023
LideraGov abre inscrições para formação de lideranças públicas

Terceira edição do programa oferece oportunidade para desenvolver perfis de lideranças. São 50 vagas para servidores públicos federais 

Publicado em:
01/01/2023
Últimos dias para inscrição no curso de Liderança inclusiva

O prazo termina nesta quarta (14/9). O curso é presencial em Brasília com tradução simultânea. 

Publicado em:
12/09/2022