Agora, as servidoras públicas federais poderão aprofundar seus estudos em trajetórias como cientistas ou engenheiras de machine learning

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou o encerramento do curso Bootcamp em Análise de Dados – exclusivo para mulheres. Essa foi a última etapa de uma trilha de aprendizagem, que tem por objetivo iniciar as alunas nos conceitos básicos da linguagem de programação e seguir em níveis mais aprofundados para a formação de mulheres cientistas de dados e desenvolvedoras web. O evento ocorreu no dia 1º de novembro.  

Veja o álbum de fotos do evento

“Com essa iniciativa, a Enap atende uma demanda de mulheres por capacitação exclusiva na área de análise de dados, programação e tecnologia. Quando lançamos essa turma exclusiva, nos deparamos com uma quantidade de inscrições muito superior ao número de vagas e essa realidade mostra que as mulheres têm interesse em se desenvolver e que precisam ocupar mais espaços como esse”, disse a presidenta da instituição, Betânia Lemos.

O curso busca encorajar as servidoras públicas a se habilitarem e serem futuras líderes no campo da tecnologia, impulsionando a transformação digital no contexto da administração pública.

Durante a abertura do evento, a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (MDS), Letícia Bartholo, reforçou a importância da qualidade do levantamento de dados. “Hoje, são 90 milhões de pessoas no Cadastro Único (que é o registro administrativo para que os Programas selecionem seus beneficiados) e um cadastro mal desenhado gera erros em muitos outros programas sociais e impacta em bilhões de reais”, apontou.

Já a gestora do Observatório de Pessoal e Painel Estatístico de Pessoal, Ministério da Gestão e da Inovação nos Serviço Públicos (MGI), Miriam Bittencourt, destacou o potencial dos dados para promover conhecimento. “Trabalhar com bases é um processo colaborativo e interativo e no geral, o que se quer na Administração Pública é que o dado esteja em concordância com a política pública, nasça de forma estratégica, atendendo a objetivos pensados pela alta gestão. Então, nosso desafio é fazer com que as informações cheguem na zona de decisão de forma a agregar valor”, afirmou.   

Quem é a mulher Bootcamp

Ao todo, 44 alunas de 14 estados da federação receberam a certificação avançada. Mulheres de Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo tiveram maior participação. Destas, 28 percorreram toda a trilha, desde os níveis um e dois de Python, e 16 ingressaram mediante seleção de ampla concorrência.

Entre as inscritas, está a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Aline Fonseca. “Disseminar esse tipo de conhecimento faz com que a gente pluralize a tecnologia em várias instâncias no serviço público federal. Existem muitas mulheres que querem contribuir, mas não têm acesso. Então, a iniciativa da Enap vem para capilarizar essa rede feminina”, acredita.

A professora do curso e também auditora federal de finanças e controle do Tesouro Nacional, atualmente, trabalhando na Secretaria de Reformas Econômicas, Thaís Procópio, completa. “Como as áreas em questão são de ambiente basicamente masculino, por si só já existe uma barreira de inserção feminina. Então, envolver mais mulheres no estudo de programação, de análise de dados, é de certa forma um impulso que motiva e desperta interesse de muitas outras”, exalta.

O Bootcamp em Análise de Dados compõe o terceiro nível da trilha de formação, lançada no âmbito da Semana da Mulher. Já os níveis 1 e 2 dessa trilha de formação abordam a linguagem de programação em Python, de modo que as alunas pudessem trilhar os próximos passos na área de tecnologia com segurança.

As mulheres no mercado digital

No Brasil, as pessoas que programam são, em sua maioria, homens, jovens e brancos. Em 65% dos casos, as mulheres representam no máximo 20% das equipes de trabalho em tecnologia. Em 33% dos casos não há nenhuma pessoa negra nas equipes e, em 69% dos casos, as pessoas negras representam no máximo 10% das equipes. Em 89% delas, não há nenhuma pessoa que declare gênero diferente de homem e mulher e, em 85% das equipes não há nenhuma pessoa com deficiência (Fonte: Quem coda o Brasil? 2019, ThoughtWorks e PretaLab).

A despeito desse universo, cada vez mais mulheres vislumbram a possibilidade de se inserir no campo tecnológico, adquirindo novas habilidades que lhes trarão oportunidades diferenciadas de atuação e de qualificação de sua vida profissional. Prova disso é que o Bootcamp em Análise de Dados teve quase 250 inscrições para o primeiro curso da trilha, de Introdução à Lógica de Programação em Python, sendo que a oferta inicial era de 30 vagas. A grande demanda pelo curso, levou a instituição a abrir mais duas turmas, buscando ampliar o máximo possível o acesso das mulheres a essa ação educacional.

Saiba mais

Ao todo, foram 150 horas de aulas e o curso contemplou alunas de diversos cargos públicos, como o de Analistas Técnicas em Políticas Sociais, especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Analistas de Infraestrutura, Analista em Tecnologia da Informação, Analista Ambiental, Docentes do Magistério Superior, Indigenistas Especializadas, dentre outros.

Como parte dos requisitos para conclusão do curso, as servidoras desenvolveram projetos relacionados a desafios que encontram em seus contextos de trabalho, utilizando as ferramentas aprendidas para analisar dados em diferentes recortes da realidade brasileira e da Administração Pública Federal.

Palavras-chaves: encorajar, mulheres, tecnologia, análise de dados, Bootcamp, programação.

Redação: Sabrina Brito/Enap
Fotos: Ana Paula Fornari Benvegnu

Conteúdo relacionado

Prefeitas e vice-prefeitas recebem capacitação para aprimorar liderança na administração pública

As aulas, realizadas na modalidade remota, acontecerão ao longo do mês de abril

Publicado em:
31/03/2024
Inscrições prorrogadas para o bootcamp desenvolvimento web

Curso vai de outubro a dezembro e inscrições podem ser feitas até 12 de setembro. Os candidatos devem ficar atentos às etapas de seleção. 

Publicado em:
29/08/2022
Seja um cientista de dados: inscrições para o bootcamp vão até dia 17 de julho

Serão 20 vagas para servidores públicos federais de nível superior. O curso acontece de 26/9 a 24/11, com dedicação integral

Publicado em:
30/06/2022
Confira a lista de aprovados na 3ª turma do Coding Bootcamp

Selecionados aprenderão a programar e construir uma aplicação digital funcional da concepção à implantação  

Publicado em:
15/08/2021