Terceira edição do programa oferece oportunidade para desenvolver perfis de lideranças. São 50 vagas para servidores públicos federais 

Servidores públicos federais não ocupantes de cargos DAS 4, 5 e 6 ou função comissionada no Poder Executivo podem se inscrever até 29 de janeiro no Lideragov - programa de desenvolvimento de líderes da administração pública federal. A iniciativa é resultado da parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O objetivo é oferecer formação diferenciada para formar uma rede de servidores qualificados, aptos a atuar como líderes inovadores, comprometidos com a geração de valor público, e com prontidão para ocupar cargos e funções estratégicas. 

O processo seletivo do LideraGOV é composto de três etapas, que incluem desde avaliação da trajetória acadêmica e profissional do candidato até a avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários a todo e qualquer servidor público, e especialmente desejáveis em perfis de liderança.  

Os aprovados nas três etapas cursarão 120 horas de aula que serão realizadas a cada 15 dias (ao vivo, no formato on-line) e mais 20 horas de atividades suplementares, como mentorias e atividades de feedback. Ao todo, serão ofertadas 50 vagas. 

O início

O LideraGOV foi lançado em edição piloto em 2020 e formou, em junho do ano seguinte, 59 servidores federais. Na segunda edição, em 2022, pelo menos 35 órgãos e entidades federais estiveram representados entre os 80 participantes do segundo curso de qualificação do LideraGOV. 

Dos 138 egressos do LideraGOV, cerca de 25% passaram a ocupar cargos de direção e assessoramento superiores.

Rede LideraGOV

Todos os participantes do curso de qualificação do LideraGOV podem, a critério próprio, fazer parte de uma rede de servidores públicos com alta capacidade de gestão e liderança. A Rede LideraGOV, criada por meio da  Portaria Conjunta nº 37, de 2022, integra um conjunto de ações para o desenvolvimento contínuo desses servidores, visando fortalecer o vínculo entre eles e alavancar o resultado dos trabalhos e aprimorar suas competências de liderança, pela possibilidade de compartilhar experiências e conhecimentos.

Conheça o programa e tire suas dúvidas.

Inscreva-se!

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Últimos dias para inscrição no curso de Liderança inclusiva

O prazo termina nesta quarta (14/9). O curso é presencial em Brasília com tradução simultânea. 

Publicado em:
12/09/2022
Curso capacita líderes municipais e estaduais

 

Enap oferece oportunidade para servidores de estados e municípios. Inscrições vão até dia 22

Publicado em:
01/08/2022
Programa capacita 900 gestores municipais

Participaram dos cursos prefeitos, vice-prefeitos e secretários estaduais e municipais de mais de 300 municípios

Publicado em:
02/12/2021
Curso para formação de lideranças do futuro no setor público chega à 2ª edição

Inscrições começam no dia 22 de novembro. Podem participar servidores públicos de todos os órgãos e entidades do governo federal

Publicado em:
17/11/2021