O encontro discutiu a importância de desenvolver comportamentos que visem inovação no setor público e aperfeiçoamento dos serviços prestados.

Os especialistas Bruno Rizardi, Danilo Silva, Lana Montezano e Marizaura Camões participaram, na manhã desta quinta-feira (09/11), de uma mesa redonda na qual discutiram a contribuição das ciências comportamentais para a criação de políticas públicas inovadoras. O debate instigou o público a refletir sobre como as pessoas tomam decisões, e como alguns fatores influenciam e colaboram na melhoria dos serviços prestados para a sociedade. 

Durante o encontro, a psicóloga Marizaura Camões, apontou quais são os comportamentos de uma pessoa inovadora e como mensurá-los e como treinar o servidor para que ele se desenvolva. Para exemplificar, abriu a mesa redonda para participação do público, que apresentou relatos de problemas vivenciados no dia a dia no serviço público e suas instituições, interagindo também com perguntas e enquetes. 

Para a experimentação de soluções, o gerente de projetos do Gnova Lab, Danilo Silva, apresentou a ferramenta Escala Comportamental para Inovação Pública (ECIP), que está disponível em todo ecossistema de inovação e governo, enfatizou sua importância e ainda, revelou que a plataforma é livre e que os servidores podem utilizá-la assim que saíssem do debate, levando conhecimento e resultado para o seu convívio institucional. Danilo enfatizou aos participantes que, antes de pensar em inovação para políticas públicas, é necessário voltar o olhar para as ciências comportamentais.

Lana Montezano finalizou dizendo que espera que o público saia do evento inspirado. “A ideia é que o participante, a partir daqui, reflita como se desenvolver para tornar-se um servidor público inovador”, concluiu. 

Sobre os palestrantes

Bruno Rizardi - Designer especialista em inovação social e gestão de projetos, com experiência em projetos para empreendedores sociais, movimentos cívicos, organizações do terceiro setor, organismos multilaterais e setor público. Atualmente é Diretor de Programa na Secretaria Executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. 

https://www.linkedin.com/in/brunorizardi/?originalSubdomain=br

Danilo Silva – Gerente de Projetos no GNova Lab. Danilo é Servidor Público Federal desde 2013, no cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais, com atuação no Ministério da Saúde entre 2013 e 2022. É Sanitarista e Mestre em Saúde Pública, com ambos os títulos obtidos pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - FIOCRUZ/PE.

https://www.linkedin.com/in/danilo-campos-da-luz-e-silva-4a88a01a2/

Lana Montezano –  Professora do MPAP e EGEN/IDP; Vice Coordenadora do Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo - LineGOV/UnB; Consultora Organizacional e Pesquisadora.

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7127628060006227969/

Marizaura Camões - Psicóloga, mestre em gestão de pessoas e organizações e doutora em administração pública. Como integrante da carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental desde 2004, tem se dedicado às temáticas de gestão de pessoas, insights comportamentais e inovação no setor público como objeto de trabalho, pesquisa e produção de conhecimento. Atualmente é coordenadora da Unidade de Insights Comportamentais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

https://www.linkedin.com/in/marizaura-cam%C3%B5es-537257119/

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024