Premiações e presença de Maha Mamo, Mayra Casttro, Sonia Guajajara e Sandra Sinde encerram atividades da Semana de Inovação 2023

A 9° edição da Semana de Inovação 2023, maior evento de inovação pública da América Latina, que transformou a sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, em uma grande arena de troca de experiências e de aprendizado, com público on-line e presencial, chegou ao fim. Totalmente gratuito, o evento contou, em seu último dia (09/11), com a presença de Mayra Casttro, Sônia Guajajara, Maha Momo e Sandra Sinde como algumas das atrações. 

Em discurso, Sônia Guajaja deixou seu recado: "o convite que a gente faz é para o reflorestamento, buscando provocar uma mudança comportamental e governamental. É a partir desta postura e de outras concepções de uso - solidariedade e o bem comum - é que iremos contribuir na redução das emissões de gases poluentes na atmosfera e pensar no nosso próprio consumo”, declarou durante cerimônia de encerramento.

No último dia, houve ainda duas premiações:  o Prêmio de Inovação do Setor Público e o Prêmio Orçamento Público. Neste, as pesquisas premiadas serão publicadas na Revista de Planejamento e Orçamento da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor). 

Os participantes também puderam assistir palestras sobre o Fortalecimento do Ecossistema de Govtechs, participar de oficinas de Futurismo Ecológico Ancestral, Afrofuturismo, Indigenafuturismo, Liderança Regenerativa e outras dezenas de temas transversais da temática de inovação na Administração Pública. Destaque ainda para pitchs de start-ups que integram a cadeia de ações do serviço público. 

E como arte e cultura inspiram ideias inovadoras, a programação contou com atrações musicais, como o show do grupo carnavalesco de Brasília, Calango Careta, além da banda Axé 90. 

Destaques do encerramento 

Mesa redonda: Desafios da Agenda 2030 e ODS no Antropoceno

A agenda 2030, como uma ferramenta importante para elaboração de políticas públicas, foi uma das abordagens da mesa "Desafios da Agenda 2030 e ODS no Antropoceno", com Sávio Reader, Patrícia Menezes e Haroldo Machado. "Se o mundo não for melhor para todos em 2030, ele não será bom para absolutamente ninguém", ressaltou Haroldo Machado.

Brasil Participativo

Representantes da Secretaria Nacional de Participação Social-SG/PR e organizações parceiras compartilharam os desafios e as soluções que encontraram ao desenvolver uma plataforma que se propõe a unificar processos digitais e presenciais, integrar diferentes processos de participação no âmbito federal e incentivar a população a se engajar na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Essa iniciativa contou com mais de 1,4 milhão de participantes e é reconhecida como a maior experiência de participação social digital do governo.

Mesa redonda discute como a IA está transformando a sociedade

Os especialistas Dimas Timmers, Marcelo Barcelos, Priscila Bellini, Rafael Sampaio e Veronyka Gimenes discutiram a transformação global pela Inteligência Artificial (IA). No debate, a comunicóloga Priscila Bellini explicou como as novas tecnologias se articulam com o histórico de colonização e desigualdade.


Técnica de storytelling de dados promove visibilidade, equidade e inclusão  

Em uma sala com lotação máxima ultrapassada, o analista de políticas sociais, Mateus Araújo, apresentou a palestra Storytelling de dados para promover visibilidade, equidade e inclusão. O servidor, que já trabalhou no Programa Bolsa Família, revelou que algumas pesquisas e Censos realizados no Brasil não contemplam toda a população. Isso porque, muitas pessoas não estão dentro do perfil dos padrões analisados No entanto, Mateus observa que é possível mudar isso através do uso da técnica de storytelling.

Conteúdo relacionado

4º Jornada de Inovação Cidades que Transformam avança em mais uma etapa

As cinco equipes municipais integrantes desta edição participarão de oficinas e apresentarão uma ideia de solução a ser desenhada e testada na próxima fase da jornada 

Publicado em:
29/01/2024
Ano de 2023 marca a história da Enap

Em um ano de reconstrução, a Escola teve recorde de inscrições nos cursos à distância, capacitações inéditas para pessoas negras, auditório novo e muito mais! Confira!  

Publicado em:
15/01/2024
Conheça os vencedores do VIII Prêmio do Serviço Florestal Brasileiro

Concurso de monografias com apoio da Enap fomenta a produção de conhecimento na área florestal

Publicado em:
25/12/2023
GNova finaliza módulo I do CoLabs com apresentação das equipes

As 20 equipes que estão desenvolvendo seus laboratórios no projeto realizaram a primeira apresentação de suas conquistas

Publicado em:
14/12/2023