Este é o tema do Fronteiras e Tendências do próximo dia 29 de julho; inscrições abertas

O convidado será Martin Gurri, ex-analista sênior da CIA e ex-Diretor de Pesquisa do  U.S. Government's Open Source Center. Também é Pesquisador Visitante no Mercatus Center na George Mason University. Autor do livro “The Revolt of The Public and the Crisis of Authority in the New Millennium”

Sobre o tema dessa sessão

As instituições da democracia representativa foram moldadas pela mente industrial. Elas são verticais, obcecadas por classificações e “falam”, mas não “ouvem”. Os governos democráticos modernos são, em consequência, extremamente hierárquicos e distantes de seus governados. Essa contradição poderia ser gerenciada no século XX, tomando como exemplos os meios de comunicação - como jornais, rádio, televisão - que também no passado eram verticais e controlados pelas elites. Hoje, um tsunami de informação digital está atingindo as instituições do governo democrático, e um público engajado e indignado está em toda parte, atuando de forma ativa nas plataformas digitais. O século XXI parece estar em revolta contra o século XX e a forma da rebelião variou de protestos destrutivos nas ruas. 

Tudo isso leva a uma série de questões fundamentais. Quem é o "público"? Por que a raiva contra os governos eleitos? Como as plataformas digitais minam a autoridade das elites hierárquicas? E, o mais importante: o que as pessoas desejam e o que os governos podem fazer para reconciliar-se mais uma vez com as instituições democráticas?

Uma afirmação de Martin Gurri para nos provocar: “Um sintoma revelador é que não queremos mais persuadir. Nosso objetivo é impor nossos fatos e aniquilar os deles: um processo mais próximo da guerra santa intelectual do que do pensamento crítico”.

Mais sobre a série de palestras

Enap Fronteiras e Tendências é uma série de encontros regulares para promover a discussão de temas atuais e relevantes para altos executivos do governo. 

Serviço

Data: 29 de julho
Horário: 11h às 12h (horário de Brasília)
O evento terá transmissão ao vivo
Inscrições abertas no link: https://bit.ly/FronTendLivecomMartinGurri
Os matriculados receberão o link para acompanhar a transmissão
Vagas limitadas
Moderação: Diogo Costa, Presidente da Enap

Evento em inglês. Não haverá tradução simultânea. 

Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Pesquisa revela desafios para adaptação ao trabalho híbrido 

Apresentado no último FronTend, levantamento mostra como a tecnologia e a pandemia mudaram a percepção sobre o mundo do trabalho.

Publicado em:
20/11/2022
Frontend discute futuro do trabalho

Evento acontece dia 17 de novembro, às 19h30, com transmissão ao vivo pelo canal da Enap no Youtube

Publicado em:
10/11/2022
Brasil pode gerar mais de 8 milhões de empregos com o mercado de carbono

Estudo da WayCarbon mostra segmentos com maior potencial e oportunidades para o Brasil 

Publicado em:
27/09/2022
FronTend analisa potencial do Brasil no mercado de carbono 

Evento acontece dia 27 de setembro, às 19h30, com transmissão pelo canal da Enap no Youtube 

Publicado em:
19/09/2022