Questionamento como “é possível dizer que as IAs desenvolverão sua própria consciência?” foi levantado durante palestra

evento promove debate sobre os desafios eticos na utilizacao da ia“Ética e consciência no uso da IA” foi tema de painel no último dia da Semana de Inovação Enap 2023. O coordenador-geral de Ciência de Dados da Diretoria de Altos Estudos, Pedro Masson, esteve à frente da palestra como moderador, que teve como intuito promover debate sobre a conscientização dos desafios éticos na utilização da Inteligência Artificial. 

A tecnologia está em constante transformação e pode ser melhor observada quando o assunto é inteligência artificial - considerada hoje, uma aliada na vida das pessoas, seja no trabalho, estudos ou até para o bem-estar. Entretanto, o que tem sido amplamente discutido entre profissionais ligados a essa área é sobre a importância dos desenvolvedores e usuários considerarem a ética em todas as fases, garantindo transparência e responsabilização pelos resultados produzidos. Esta também é a opinião da palestrante e psicóloga, Bianca Marioka. 

Já o engenheiro de produção, Fernando Maman, outro palestrante, explicou que existem duas definições de IA: tecnologia programada para simular o raciocínio humano; ferramenta que simula os neurônios do cérebro humano. Para ele, a maioria das IAs é realizada a partir da rede neural, ou seja, sistemas de computação a partir de nós interconectados que representam os neurônios cerebrais. “Existe a necessidade de regulação adequada, portanto, a transparência é a base. Para isso, existe muita discussão sadia sobre o tema e acredito que ninguém tem dúvidas sobre a ética que envolve todo o processo”, diz.  

Ao final da palestra, Fernando e Bianca provocaram o público: "será que uma inteligência artificial pode ser “consciente”? Segundo eles, ainda não há consenso sobre o que de fato gera consciência no cérebro humano, então, como avaliar se ela existe em uma máquina? Essa é uma discussão que ainda está em estudo. 

Conteúdo relacionado

Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024
Lançada a terceira rodada do programa Soluções de IA para o Poder Público

Na ocasião, foram apresentados também os vencedores da rodada anterior

Publicado em:
25/02/2024
4º Jornada de Inovação Cidades que Transformam avança em mais uma etapa

As cinco equipes municipais integrantes desta edição participarão de oficinas e apresentarão uma ideia de solução a ser desenhada e testada na próxima fase da jornada 

Publicado em:
29/01/2024
Ano de 2023 marca a história da Enap

Em um ano de reconstrução, a Escola teve recorde de inscrições nos cursos à distância, capacitações inéditas para pessoas negras, auditório novo e muito mais! Confira!  

Publicado em:
15/01/2024