A capacitação é fruto da parceria da Enap com o ME no projeto Construa Brasil

A Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) lançou nesta terça-feira (26), na Enap, o Projeto Construa Brasil. A ação tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios do setor da construção, retirando barreiras atuais e incentivando as empresas à modernização, concretizando as ações da política nacional de disseminação do BIM (Building Information Modeling), a Estratégia BIM BR.

Na abertura do evento, o presidente da Enap, Diogo Costa, destacou que a melhora no ambiente de negócios na construção é uma pauta prioritária para o país e ressaltou a importância da capacitação do servidor público para uma administração mais eficiente. “O país precisa de uma agenda de construção. E isso tem início na capacitação. A Enap tem um grande prazer em hospedar os cursos que modernizam a forma em que os projetos são planejados e executados no Brasil”.

A Enap participa do projeto Construa Brasil com a hospedagem de sete cursos sobre BIM na plataforma da Escola Virtual de Governo (EV.G). Durante o eventos foram lançados os três primeiros cursos:

  • BIM - Implantação
    Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modeling (BIM) se refere a um conjunto, em expansão, de tecnologias, processos e políticas que permitem que vários envolvidos possam, colaborativamente, criar, utilizar e atualizar modelos tridimensionais e digitais de qualquer tipo de construção, sejam edificações, instalações ou infraestrutura.
    Carga horária: 16h | Disponibilidade: 20 dias | Inscreva-se
  • BIM - Fluxos de Trabalho
    O curso se refere a um conjunto, em expansão, de tecnologias, processos e políticas que permitem que vários envolvidos possam, colaborativamente, criar, utilizar e atualizar modelos tridimensionais e digitais de qualquer tipo de construção, sejam edificações, instalações ou infraestrutura. Trata-se de um novo paradigma, ainda não inteiramente difundido no país cuja utilização exige mudanças.
    Carga horária: 16h | Disponibilidade: 20 dias | Inscreva-se
  • BIM - Conceituação Básica
    Entenda os conceitos fundamentais da Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modeling (BIM). Abrange um conjunto, em expansão, de tecnologias, processos e políticas que permitem que vários envolvidos possam, colaborativamente, criar, utilizar e atualizar modelos tridimensionais e digitais de qualquer tipo de construção, sejam edificações, instalações ou infraestrutura.
    Carga horária: 16h | Disponibilidade: 20 dias | Inscreva-se

Sobre o Projeto Construa Brasil

O foco do Projeto Construa Brasil é o ganho de produtividade e competitividade do setor da construção civil. Assim, foram elaborados estudos específicos para aprofundar o diagnóstico do setor e propor soluções para as principais barreiras enfrentadas.

As metas (entregas) estabelecidas estão relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações, à melhoria do processo de concessão de alvará para construção, à difusão do BIM no Brasil, aos desdobramentos da Estratégia BIM BR e ao incentivo à coordenação modular e à construção industrializada.

Sobre o BIM

O BIM (Modelagem de Informação da Construção) é o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção. Pode ser usado durante todo o ciclo de vida da obra, desde a concepção do projeto até o acompanhamento e controle pós-obra, além de ser viável na realização da gestão e manutenção de edificações e obras de infraestrutura.

A utilização do BIM aprimora muitas práticas do setor da construção e traz diversos benefícios como a redução de erros de compatibilidade, otimização dos prazos, maior confiabilidade dos projetos, processos mais precisos de planejamento e controle, aumento de produtividade, diminuição de custos e de riscos e economia dos recursos utilizados nas obras.

Além disso, aumenta a confiabilidade nas estimativas de custos e no cumprimento dos prazos, reduz a incidência de erros e imprevistos, garante uma maior transparência no processo de compra e confere maior qualidade às obras.

Conheça o projeto Construa Brasil

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap formaliza parceria com o Instituto Nacional de Administração Pública da Espanha

A cooperação promoverá a formação e o aperfeiçoamento profissional entre os dois países. 

Publicado em:
06/03/2024
Escola Virtual de Governo chega a 1 milhão de alunos com certificados

Plataforma gratuita mantida pela Enap tem mais de 300 cursos disponíveis 

Publicado em:
17/04/2022
5 milhões: Escola Virtual de Governo bate novo recorde em inscrições

Em janeiro de 2022, a plataforma registrou mais de 200 mil inscrições - totalizando 5 milhões de registros desde o lançamento da plataforma em 2018

Publicado em:
03/02/2022
Escola Virtual de Governo bate novo recorde em inscrições

Em 2021, foram 1,7 milhão de inscrições totalizando 4,8 milhões de registros desde o lançamento da plataforma em 2018

Publicado em:
22/12/2021