Plataforma gratuita mantida pela Enap tem mais de 300 cursos disponíveis 

A Escola Virtual de Governo (EV.G), mantida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), alcançou nesta semana a marca histórica de 1 milhão de pessoas certificadas, desde o lançamento da plataforma, em fevereiro de 2018. Muitas dessas pessoas receberam 

O presidente da Enap, Diogo Costa, destacou a marca histórica de um milhão e ressaltou o papel da Enap na capacitação de servidores públicos de todo o País, nos níveis federal, estadual e municipal. “A educação vem se transformando, superando fronteiras. Nossa escola virtual chega hoje à marca de 1 milhão de certificados emitidos e mais de 2 milhões de alunos. Desse total, mais da metade são servidores das três esferas de governo. Não somos mais apenas uma escola nacional. Somos uma escola nacional de administração pública”, destacou o presidente.

“Comemorar esse marco é muito importante para nós que atuamos com educação em um país como o Brasil. Estamos contribuindo para o desenvolvimento de competências em várias dimensões para servidores e cidadãos que estão espalhados pelo Brasil, servidores públicos de países lusófonos e até cidadãos no mundo”, afirma o diretor de Desenvolvimento Profissional da Enap, Paulo Marques. 

Já o Coordenador-Geral de Projetos Sob Medida da Enap, Carlos Eduardo dos Santos, explica que o marco é um incentivo extra para continuar trabalhando para cada vez mais entregar serviços de qualidade e valor para os usuários. “Sabermos que estamos atendendo 1 milhão de pessoas que procuram a nossa plataforma para se capacitarem e aprimorarem suas competências para enfrentar seus desafios profissionais e até pessoais é por um lado uma grande responsabilidade, por outro, uma grande emoção em entendermos a importância do nosso trabalho”.

Os últimos anos foram de recorde na EV.G. Em 2021, a escola recebeu mais de 1,7 milhão de inscrições, superando o montante atingido em 2020, que já foi um número excepcional de mais de 1,6 milhão, quase o dobro do ano anterior.

Agora, nos três primeiros meses de 2022, a plataforma registrou mais de 580 mil inscrições. Com esse desempenho, a EV.G totalizou mais de 5 milhões de inscrições desde o seu lançamento. Mais de 70% desse volume foi registrado em 2020 e 2021. 

A expectativa para esse ano é ampliar ou, pelo menos, manter esse volume de inscrições. Para isso, a Enap vai aperfeiçoar a plataforma de ensino virtual com legenda automática de vídeos, mais opções de cursos em outros idiomas (espanhol e inglês) e firmar novas parcerias com instituições estrangeiras, explica Marques.

Números da Escola

A maior parte dos alunos da EV.G são da Região Sudeste, 37%, seguida pelo Nordeste (24%), Centro-Oeste (18%), Sul (12%) e Norte (9%). Os números se mantiveram praticamente os mesmos desde o início da pandemia.

Esse público é majoritariamente feminino e as mulheres representam 61% de todos os participantes. Atualmente, a maior parte é jovem, com 20 a 24 anos e sem vínculo com a administração pública.

No top 5 do ranking por órgão, a Polícia Militar e o Exército Brasileiro disputam a  liderança com o maior número de alunos inscritos. Em seguida, vem a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o Ministério da Economia e as Organizações Sociais

Quanto à temática dos cursos, as cinco  mais procuradas são: Ética e cidadania, seguida por Gestão da informação e do conhecimento; Transparência, controle e participação; Educação e docência; e Orçamento e finanças.

Em relação aos cursos mais procurados, os cinco primeiros são: introdução a Libras; Sistema Eletrônico de Informações - SEI! Usar; introdução à lei brasileira de proteção de dados pessoais; boas práticas de manipulação em serviços de alimentação e, por último, o de inteligência emocional.

Atualmente, a EV.G dispõe de 395 cursos online, gratuitos e com direito a certificado de conclusão! Os cursos estão divididos em 26 temáticas variadas, voltadas a capacitar os profissionais do futuro e a desenvolver as competências, habilidades técnicas e comportamentais mais buscadas no mercado de trabalho.⠀

Estão disponíveis também 32 certificações avançadas. Para obter a certificação, o aluno deve  concluir todos os cursos num prazo máximo de 365 dias e atingir a pontuação mínima. 

A plataforma conta com a parceria de  XX instituições da Administração Pública e das principais escolas do governo, com o objetivo de garantir que a educação de alta qualidade seja acessada por qualquer pessoa, em qualquer lugar. 

A Escola

Lançada em fevereiro de 2018 com a proposta de superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica e garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público, a EV.G é uma iniciativa reconhecida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como uma das importantes inovações públicas brasileiras, pelo compromisso assumido para os próximos anos em fortalecer o modelo de governança digital. 

Por meio de um cadastro simples, qualquer cidadão pode ter acesso a todo o catálogo de cursos disponíveis. No ambiente virtual de aprendizagem, as videoaulas e avaliações podem ser acessadas nos horários escolhidos pelo estudante. Assim, é possível adequar os estudos com as demais atividades do dia a dia. 

Quer saber mais?

Quer ficar por dentro dessa e saber em primeira mão quando lançarmos esses cursos e outras novidades na Escola Virtual?

Cadastre-se para receber nosso e-mail de lançamentos e revisão dos cursos acessando https://bit.ly/queronovidadesEVG

Conteúdo relacionado

EVG
Enap formaliza parceria com o Instituto Nacional de Administração Pública da Espanha

A cooperação promoverá a formação e o aperfeiçoamento profissional entre os dois países. 

Publicado em:
06/03/2024
MGI e Enap celebram parceria para capacitação de conselheiros e conselheiras nas empresas públicas

Cooperação inédita trará impactos positivos na governança corporativa

Publicado em:
05/12/2023
Mulheres negras líderes é tema de curso da Enap

Formação abordou o empoderamento feminino negro e como desenvolver capacidades para que elas alcancem mais representatividade nas organizações

Publicado em:
30/08/2023
EVG
Enap e BID firmam parceria para capacitação de servidores

Instituições farão intercâmbio entre plataformas de ensino e ações de fortalecimento de programas de inovação 

Publicado em:
05/10/2022