Em janeiro de 2022, a plataforma registrou mais de 200 mil inscrições - totalizando 5 milhões de registros desde o lançamento da plataforma em 2018

Os dois últimos anos foram de recorde na Escola Virtual de Governo (EV.G), mantida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Em 2021, os mais de 300 cursos gratuitos oferecidos pela escola receberam mais de 1,7 milhão de inscrições, superando o montante atingido em 2020, que já foi um número excepcional de mais de 1,6 milhão, quase o dobro do ano anterior.

“A pandemia, que nos obrigou ao isolamento social, incentivou as pessoas a buscarem cursos de capacitação a distância. Também reforçamos nosso catálogo de cursos, com ofertas de temas diversificados e atuais e alguns direcionados a diretores de escolas. Tudo isso fez com que chegássemos a esses números”, afirma o diretor de Desenvolvimento Profissional da Enap, Paulo Marques.

Agora, em janeiro de 2022, a plataforma registrou mais de 200 mil inscrições. Com esse desempenho, a EV.G totalizou mais de 5 milhões de inscrições desde o seu lançamento, em fevereiro de 2018. Mais de 70% desse volume foi registrado em 2020 e 2021. A expectativa para esse ano é ampliar ou, pelo menos, manter esse volume de inscrições. Para isso, a Enap vai aperfeiçoar a plataforma de ensino virtual com legenda automática de vídeos, mais opções de cursos em outros idiomas (espanhol e inglês) e firmar novas parcerias com instituições estrangeiras, explica Marques.

 

Perfil dos alunos

Em 2021, houve poucas alterações no perfil de quem se matriculou em algum curso oferecido pela EV.G. A maior parte é jovem, com 20 a 24 anos, reside na região Sudeste, é do sexo feminino e não tem vínculo com a administração pública.

Em relação aos cursos mais procurados, a novidade foi a inclusão de um novo curso no ranking dos cinco com maior número de inscrições: o curso sobre inteligência emocional entrou na lista e o de gestão pessoal- base da liderança saiu.

Assim, o curso mais procurado neste ano foi o de Introdução a Libras, seguido por Sistema Eletrônico de Informações - SEI! Usar, Introdução à Lei Brasileira de Proteção de Dados Pessoais, Boas práticas de manipulação em serviços de alimentação e, por último, o de inteligência emocional.

Atualmente, a EV.G dispõe de 384 cursos ativos com temáticas bastante diversificadas. As mais procuradas são: ética e cidadania, gestão da informação e transparência, controle e participação.

 

 

 

Histórico

A EV.G foi lançada em fevereiro de 2018 com a proposta de unir serviços de hospedagem e gestão acadêmica e garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público.

Com conteúdo totalmente gratuito, a EV.G é acessível a todos.Por meio de um cadastro simples, qualquer cidadão pode ter acesso ao catálogo de cursos disponíveis. A plataforma já reúne cursos em 16 áreas de conhecimento tais como inovação, ética e cidadania, governo digital e transparência, entre outros.

No ambiente virtual de aprendizagem, as videoaulas e avaliações podem ser acessadas nos horários escolhidos pelo estudante. Assim, é possível adequar os estudos com as demais atividades do dia a dia.

Conteúdo relacionado

EVG
Enap formaliza parceria com o Instituto Nacional de Administração Pública da Espanha

A cooperação promoverá a formação e o aperfeiçoamento profissional entre os dois países. 

Publicado em:
06/03/2024
EVG
Enap e BID firmam parceria para capacitação de servidores

Instituições farão intercâmbio entre plataformas de ensino e ações de fortalecimento de programas de inovação 

Publicado em:
05/10/2022
EV.G lança cursos para melhorar o ambiente de negócios na construção civil

A capacitação é fruto da parceria da Enap com o ME no projeto Construa Brasil

Publicado em:
25/04/2022
EVG
Escola Virtual de Governo chega a 1 milhão de alunos com certificados

Plataforma gratuita mantida pela Enap tem mais de 300 cursos disponíveis 

Publicado em:
17/04/2022