O Bora identifica interesses comuns na área de avaliação de políticas públicas  

Imagine a seguinte situação: em uma cidade do Brasil há um gestor que precisa avaliar uma política pública, mas não possui em sua rede pesquisadores que atuam na área. Em outro lugar do país existe um especialista em avaliação que está em busca de oportunidades para desenvolver novos estudos, mas tem dificuldade de encontrar iniciativas que possam ser objeto de avaliação. Para promover esse encontro e diminuir a assimetria de informação entre gestores de políticas e potenciais avaliadores, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) fez o pré-lançamento do aplicativo Bora nesta quarta (10), durante a Semana de Inovação 2022. 

O app deve estar disponível gratuitamente nas lojas da Play Store e Apple Store a partir de setembro. O aplicativo poderá ser utilizado por qualquer cidadão, sendo inicialmente destinado a servidores e gestores das três esferas de governo e por pesquisadores com experiência e interesse em avaliação de políticas públicas. O nome Bora é um acrônimo: Base Online de Relacionamento para Avaliação.

“A proposta do aplicativo é conectar pessoas com interesses comuns, de forma rápida e autônoma, em plataformas digitais que estamos acostumados a usar. Isso se reverterá em diminuição nos custos de transação para realização de pesquisas e em incentivo para a avaliação das intervenções públicas", ressalta o coordenador-geral substituto de Ciência de Dados da Enap, Pedro Masson.

A ideia é que a plataforma funcione como uma ferramenta de encontro, usando a mesma lógica de aplicativos de relacionamento, mas com finalidade profissional. Caso eles deem “match” (ou ‘bora’, como diz o app), ou seja, demonstrem interesses comuns sobre avaliação, poderão trocar contatos e elaborar projetos conjuntamente. Se esse mesmo pesquisador tiver demonstrado interesse na pesquisa do gestor na plataforma, ambos serão avisados e poderão trocar diretamente informações de contato. A Enap não fará a mediação do contato, que deverá ser feito diretamente entre as partes interessadas.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em 2022 o evento chega a sua oitava edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontece entre os dias 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital. 

Conteúdo relacionado

Estudo sobre ingresso da Colômbia à OCDE deve auxiliar o Brasil

Objetivo foi entender quais mecanismos e arranjos institucionais foram implementados para que o país tivesse êxito na solicitação de adesão à organização

Publicado em:
02/02/2023
Conheça os projetos vencedores do Concurso Inovação

Saiba mais sobre as transformações que cada projeto vencedor trouxe aos cidadãos

Publicado em:
16/01/2023
Evento na próxima segunda-feira (12) fortalece a temática de inovação

Realizado na Enap, o “GNova Celebra” reúne ecossistemas de inovação no setor público e promove iniciativas inovadoras

Publicado em:
07/12/2022
Seleção de consultor para Modelagem de Gestão de Projeto para a Semana de Inovação

Inscrições abertas até dia 28 de dezembro de 2022.

Publicado em:
30/11/2022