Acordo estabelece regras para o uso dos serviços oferecidos pela EV.G pelo Centro de Formação da Câmara

Na última terça-feira (14), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) assinaram termo de adesão ao protocolo de intenções da Escola Virtual de Governo (EVG), que estabelece as bases de cooperação técnica e operacional para promover atividades de capacitação na modalidade a distância.

A solenidade foi realizada via plataforma Zoom e contou com a participação do presidente da Enap, Diogo Costa; do diretor de Desenvolvimento Profissional da Enap, Paulo Marques; do coordenador-Geral de Produção de Web da Enap, Francisco Molina; e da presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Ministra Maria Cristina Peduzzi.

O objetivo da parceria consiste na gestão centralizada e otimizada, na plataforma EV.G, de serviços de hospedagem, gestão acadêmica, emissão de certificados, histórico escolar e outros eventos correlatos. Essa concentração de serviços na plataforma permite que instituições partícipes, como o Cefor, possam ter autonomia e concentração de esforços na criação de cursos, definição de metodologias educacionais, gestão e análise de resultados, bem como definição de políticas de capacitação em sua área de atuação.

Segundo o presidente da Enap, com a celebração da assinatura, a Enap e o TST fortalecem a cooperação entre o executivo e o judiciário. "A sinergia de atuação entre os poderes é fundamental para o desenvolvimento de um estado mais eficaz, que entrega resultados cada vez melhores à sociedade brasileira", destacou Diogo.

Para a presidente do TST, um dos maiores desafios da atualidade é manter o corpo de servidores atualizados e plenamente capacitados para o exercício das suas funções. “Permanecer atualizado é um desafio constante, pois presenciamos diariamente o dinamismo provocado pela inovação tecnológica e as novas ferramentas de trabalho, voltadas à maior produtividade”. De acordo com Maria Cristina, "a capacitação e o treinamento dos servidores têm importância vital para a administração pública e para garantir o atendimento das demandas dos cidadãos”.”

Sobre a EVG

O Portal surgiu em 2018, como a proposta para superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica, buscando garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público e solucionar problemas estruturantes com origem na oferta descentralizada de cursos.

Atualmente, a EV.G conta com  77 parceiros conteudistas, localizados em diferentes esferas e poderes da Administração Pública. Dentre os parceiros, estão TCU, Abin, Bacen e também instituições internacionais, como o Instituto Superior de Administração Pública de Moçambique.

O portal da EV.G. já disponibiliza aos seus usuários (servidores públicos e qualquer interessado cadastrado, nacional ou internacional) um leque de 307 cursos divididos em 26 áreas temáticas. 

Hoje existem 33 programas de certificações avançadas. Essas certificações são possíveis de serem emitidas, no caso dos usuários cumprirem, dentro de um tempo determinado, uma quantidade de cursos correlacionados a um programa de certificação previamente desenvolvido. 

Informações: https://www.escolavirtual.gov.br

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

EVG
Enap formaliza parceria com o Instituto Nacional de Administração Pública da Espanha

A cooperação promoverá a formação e o aperfeiçoamento profissional entre os dois países. 

Publicado em:
06/03/2024
Grupo de trabalho de enfrentamento ao assédio e à discriminação entrega relatório final das atividades

Membros do GT também apresentaram à ministra Esther Dweck a proposta do Plano Federal de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação

Publicado em:
07/02/2024
EVG
Enap e BID firmam parceria para capacitação de servidores

Instituições farão intercâmbio entre plataformas de ensino e ações de fortalecimento de programas de inovação 

Publicado em:
05/10/2022
EV.G lança cursos para melhorar o ambiente de negócios na construção civil

A capacitação é fruto da parceria da Enap com o ME no projeto Construa Brasil

Publicado em:
25/04/2022