Documento foi apresentado no encerramento da Semana de Inovação e traz propostas de ações nas áreas de sustentabilidade, infraestrutura e progresso econômico

Foto: Paulo Pestana

Tempo de Criar: uma agenda de futuros para o Brasil. O painel de encerramento da Semana de Inovação 2022, apresentado pelo presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Diogo Costa, e pela diretora de Inovação da Enap, Bruna Santos, mostrou cenários e desafios para construir o futuro neste tempo de criar, e uma das referências foi a Semana de Arte Moderna de 1922, que tinha a perspectiva de olhar para fora e para dentro, digerir e transformar, dar luz ao novo.

A agenda é dividida em vários eixos: futuro sustentável e baixo carbono, infraestrutura, prosperidade social, progresso econômico e agilidade institucional.

“Nossa democracia precisa ser capaz de voltar a criar”, defende Diogo Costa. Segundo ele, o governo precisa tomar decisões mais rápidas, com uma agenda de reforma política, administrativa, que tenha a possibilidade de acelerar o tempo de resposta dos gestores públicos. 

Para o presidente da Enap, um dos pontos que precisam ser trabalhados é a importância de ter agilidade de construir o amanhã, em um futuro que será marcado pela energia limpa e sustentável. “O Brasil já é protagonista na agenda de sustentabilidade global. O País está na primeira divisão da sustentabilidade e pelo seu pioneirismo, com os biocombustíveis, e principalmente por abrigar a maior floresta tropical do mundo: a nossa Amazônia”, comentou.

Costa acredita, ainda, que é preciso redesenhar as nossas cidades. “É preciso permitir uma melhora na mobilidade urbana, o uso de transporte coletivo de baixa emissão de poluentes”, defendeu. Diogo Costa defende também o redesenho de acesso ao financiamento imobiliário. “Há uma disparidade entre proprietários e locatários. Temos que buscar, ao mesmo tempo, soluções que sejam ambiciosas e realistas”, afirmou.

E, por fim, é necessário ter uma agenda-meta de progresso econômico porque a prosperidade social depende necessariamente do crescimento econômico. “ Devemos fomentar reformas que consigam combater privilégios e injustiças. E, precisamos, também de um ambiente regulatório que seja mais simples”, completou o presidente da Enap.

“Assim como inovações institucionais que reduzem em alguma medida essa incerteza decisória que hoje nós enfrentamos, não só como indivíduos, como gestores, como líderes, como famílias, como empresas. Então, nós precisamos também dessa agenda de futuros”, disse a diretora de Inovação da Enap.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em 2022 o evento chega a sua oitava edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontece entre os dias 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital. 

Conteúdo relacionado

Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024