12 ações serão implementadas até 2022; Enap também apoiará demais instituições em seus programas

A Enap aderiu nesta terça-feira (29/9) ao Programa de Apoio à Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov), iniciativa do Ministério da Economia que tem como objetivo avaliar e modernizar a gestão estratégica do Executivo federal, com apoio da Presidência da República. 

Segundo explica José Ricardo Veiga, secretário especial de Modernização do Estado, na solenidade de assinatura, a Enap exercerá um duplo papel: irá olhar para dentro e aprimorar alguns pontos em sua modernização institucional, mas também irá desempenhar um papel importante de ofertar soluções para os demais órgãos que integram o TransformaGov. 

“Fica fácil falar de transformação institucional e gestão no caso da Enap, que já tem uma maturidade enorme nisso e é produtora de conteúdo, inteligência e insights para maior eficiência do serviço público”, afirmou. Segundo Veiga, com a entrada da Enap no programa, a escola “consolida seu papel de seguir junto com as equipes e apresentar seu portfólio, soluções e ser facilitadora dessa grande mudança de mindset”. 

“A gente sempre fala de fazer mais com menos, mas às vezes a gente se esquece que o menos significa não apenas menos recursos, mas menos complexidade, menos burocracia”, afirmou o presidente da Enap, Diogo Costa, durante o evento. Para Diogo, um dos grandes benefícios do programa é justamente a capacidade de simplificar a burocracia brasileira, visando a excelência na gestão pública. “E é exatamente isso que a gente gosta de fazer na Enap: algo de alta qualidade que, uma vez colocado em pé, se mostra muito mais efetivo”. 

Sobre o plano

Segundo o Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT) da Enap, serão 12 ações que deverão ser implementadas até setembro de 2022 visando a modernização institucional da Escola. Cada ação possui um prazo específico, e dois responsáveis pela execução, monitoramento e avaliação de cada iniciativa: um da Enap e outro do Ministério da Economia. A Enap também irá ofertar soluções que serão integradas ao catálogo de serviços do TransformaGov.

Dentre as medidas estão ações mais estruturantes, como a automatização da prestação de contas e a organização e tratamento de acervo documental, bem como a adoção de soluções tecnológicas, como o protocolo digital e módulos específicos do SEI, sistema utilizado para tramitação de processos, e de gestão documental.

Para Gleisson Rubin, secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, existe um desafio para a Enap, que é vista como uma vitrine de boas práticas e de experimentação e indutora de iniciativas em outros órgãos. “É esse desafio: manter esse padrão de excelência, o comprometimento com essa agenda de excelência na gestão pública, esse engajamento e mostrar que faz diferença para a organização quando ela coloca isso como elemento estruturante da sua atuação”, concluiu. 

Participaram da cerimônia de assinatura o secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Gleisson Rubin; o secretário especial de Modernização do Estado, José Ricardo Veiga; o secretário de Gestão, Cristiano Heckert e o presidente da Enap, Diogo Costa. O evento contou também com a presença da diretora Executiva da Enap, Rebeca Loureiro e da diretora de Gestão Interna, Alana Lisboa. 

Sobre o programa 

O TransformaGov visa desburocratizar os serviços prestados à sociedade, reduzir despesas do governo e modernizar a gestão pública. Para mais informações sobre o programa, consulte o site do Ministério da Economia (gov.br/economia). 

Conteúdo relacionado

Enap recebe membros do G20 para discutir temas em torno da agenda digital

O evento, chamado “Diálogos Digitais: Pensando Juntos sobre a Agenda Digital do G20”, representa o início da força-tarefa liderada pelo T20

Publicado em:
20/02/2024
Grupo de trabalho de enfrentamento ao assédio e à discriminação entrega relatório final das atividades

Membros do GT também apresentaram à ministra Esther Dweck a proposta do Plano Federal de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação

Publicado em:
07/02/2024
Enap sedia lançamento da estratégia nacional de governo digital

Evento é o primeiro passo para iniciar processo colaborativo com estados, municípios e representantes da sociedade 

Publicado em:
01/08/2023
Instituto alemão pesquisa impacto da transformação digital na sustentabilidade 

Enap reúne servidores públicos para responder auxiliar os Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IDOS) 

Publicado em:
22/02/2023