Evento é o primeiro passo para iniciar processo colaborativo com estados, municípios e representantes da sociedade 

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) sediou, nesta quarta-feira (2/8), o evento de anúncio da elaboração da estratégia nacional de governo digital, uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O objetivo do governo federal é elaborar, de forma colaborativa e participativa, um guia de recomendações estratégicas para que órgãos e entidades públicos simplifiquem o acesso dos cidadãos aos serviços digitais.

O presidente substituto da Enap, Lincoln Moreira, ressaltou que a Escola está atenta ao papel de conectar o ecossistema de inovação, principalmente agora, com a construção da Estratégia Nacional. “Uma das nossas iniciativas é o letramento digital, que é a capacidade de usar os recursos tecnológicos de forma consciente e crítica, uma vez que é preciso familiaridade e domínio das ferramentas. Por isso, buscamos colaborar no planejamento e desenvolvimento de novas capacidades técnicas dos servidores públicos e dos cidadãos”, ressaltou

A ministra do MGI, Esther Dweck, enfatizou a importância de retomar o diálogo federativo e participação social na construção da iniciativa. “É uma ampla participação. Envolve estados, municípios, sociedade civil, academia, organizações internacionais, empresas públicas, setor privado e tantas outras organizações envolvidas no ecossistema de governo digital. Essa parceria é importante para chegarmos na ponta. Queremos construir juntos uma visão de futuro de governo digital no Brasil,com a participação do Legislativo também”, complementou.

A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que a transformação digital e o desenvolvimento das tecnologias disruptivas estão entre as prioridades do governo federal. Já a ministra interina das Comunicações, Sônia Faustino, frisou a importância dessa política pública para ampliar o acesso à tecnologia e o letramento digital. “Somente assim conseguiremos incluir efetivamente o cidadão”. 

O evento foi o primeiro passo para o MGI iniciar um processo de escuta e compartilhamento das melhores experiências e lições aprendidas para consolidar a estratégia nacional. O processo contará com a participação de gestores federais e locais, tanto de sociedade civil organizada como de academia ou de entidades representativas.

Ao todo, serão realizados cinco debates nas regiões brasileiras. Confira o cronograma:

Oficina Sul - 15.08, Porto Alegre (RS) 
 
Oficina Nordeste - 01.09, Fortaleza (CE)
 
Oficina Sudeste - 21.09, Rio de Janeiro (RJ)
 
Oficina Norte - 04.10, Manaus (AM)
 
Oficina Centro-Oeste - 18.10, Goiânia (GO) - Inscrições em breve

Também participaram da cerimônia o secretário nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Renato Simões; o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas; o presidente do Consad e secretário de Administração do Amazonas, Fabrício Barbosa; o vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e prefeito de Curvelo/MG, Luiz Paulo; e o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Morgan Doyle.

Estratégia Nacional de Governo Digital

O documento deve ser encaminhado para aprovação do presidente da República até novembro e a expectativa é que seja publicado até o fim deste ano. Após a publicação, a iniciativa será implementada de 2024 a 2027, alinhada ao período de vigência do Plano Plurianual, e servirá de instrumento de consulta e direcionamento.

Definida pela Lei nº 14.129, a estratégia nacional foi estabelecida como instrumento que articula e consolida as ações mais recomendadas de governo digital. Ela deve ser seguida por todos os entes federados, em todas as esferas de governo. Já o Decreto nº 11.260/2022 define o processo de elaboração e período de vigência do documento.

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024