Um dos caminhos é a ampliação de parcerias entre o governo e a sociedade

Foto: Ana Paula Fornari Benvegnu/Enap

É preciso aumentar a colaboração entre o Estado e o terceiro setor para otimizar a utilização de carros no país. A afirmação é de Joelson Vellozo Jr, diretor da Gringo - aplicativo que funciona como uma espécie de despachante para serviços relacionados a veículos. Ao defender que o carro próprio estimula as viagens da família ao interior, faz com que se gaste menos tempo no trânsito e ajuda a incrementar a renda dos brasileiros, Vellozo faz um contraponto com as dificuldades que os usuários enfrentam no país. “A situação é melhor que em 2018, mas não pode haver tanta burocracia envolvendo o processo de gestão e convivência para o uso dos carros no Brasil”.

E complementa: “você provavelmente vai comprar o carro, fazer a pesquisa de quem revende, vistorias, financiar, fazer o seguro... É um cuidado que depende de gestão para o resto da vida. Por isso, é importante que haja essa abertura com o governo para a ‘digitalização’, digamos assim, e modernização de setores da sociedade”. 

De acordo com o diretor da Gringo, a evolução dos serviços digitais é crescente: atualmente, 85% dos serviços públicos federais que podem ser digitalizados já foram digitalizados. “Um deles é o documento digital do Detran, que mostra que o foco da digitalização também está nessa área”, garante.

A digitalização e a desburocratização de serviços foram temas debatidos nesta terça-feira (9), na Semana de Inovação 2022.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em 2022 o evento chega a sua oitava edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontece entre os dias 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital.

Conteúdo relacionado

Evento na próxima segunda-feira (12) fortalece a temática de inovação

Realizado na Enap, o “GNova Celebra” reúne ecossistemas de inovação no setor público e promove iniciativas inovadoras

Publicado em:
07/12/2022
Divulgada a lista das iniciativas finalistas do 26ª edição do Concurso Inovação no Setor Público

Cada uma das três categorias teve três projetos selecionados

Publicado em:
10/11/2022
GNpapo presencial está de volta e discute projetos de experimentação

O evento acontece na sede da Enap em Brasília e é aberto ao público em geral

Publicado em:
21/09/2022
Últimos dias para inscrição no curso de Liderança inclusiva

O prazo termina nesta quarta (14/9). O curso é presencial em Brasília com tradução simultânea. 

Publicado em:
12/09/2022