Especialistas do governo federal e de instituições internacionais se reuniram para trocar experiências na área

sistemas alta direção gnovaA profissionalização da administração pública tem sido uma busca constante para os cargos de alta liderança no serviço público. Para fomentar o debate das experiências nacionais e internacionais sobre os principais desafios enfrentados pelos Sistemas de Alta Direção Pública, a Semana de Inovação promoveu nesta quarta (08/11) o painel “Desafios da profissionalização da alta liderança”, com a presença de especialistas.

Durante a atividade, os participantes relataram os principais desafios na promoção dos Sistemas de Alta Direção em suas instituições. De acordo com o professor adjunto e coordenador acadêmico do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Diogo Fonseca, uma das principais barreiras hoje é identificar onde cada um está no desenvolvimento do processo e para onde cada um quer ir.  “Então, é preciso que você, nas raízes de qualquer centro de liderança, tenha primeiro um diagnóstico profundo, para depois desenvolver o debate técnico e chegar no debate político. Acho que caminhamos bem até o debate técnico, sobre como poderia ser essa reforma”, explicou o coordenador acadêmico do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.

Os Sistemas de Alta Direção Pública (SADP) são uma forma bem-sucedida - em diversos países - de governança das lideranças públicas, a partir da criação de uma estrutura que tenha autonomia, independência e legitimidade para atrair, pré-selecionar, desenvolver, avaliar desempenho e engajar lideranças.

Para Lorena Ferreira, chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o sucesso na implementação de inovações em serviços e políticas públicas depende muito da qualidade das lideranças. “Não apenas das ferramentas que esses líderes têm, em termos técnicos, mas em questão motivacional, com vocação para o setor público. Porque, na verdade, no setor público o líder tem um papel de encorajar, de acreditar e de fazer com que os membros da equipe também acreditem que aquele produto tão difícil é possível”, acrescentou. 

A atividade também reuniu o vice-presidente del Directorio de la Sociedad Chilena de Políticas Públicas e consultor del Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sebastián Bardet; o especialista Líder em Modernização do Estado no BID, Mariano Lafuente; e o secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Seara Pojo Rego.

Líderes que Transformam

A Enap acredita na transformação governamental por meio do recrutamento de ocupantes de cargos de liderança baseados em Sistemas de Alta Direção Pública. Pensando nisso, a diretoria de Inovação (GNova) desenvolveu o programa Líderes que Transformam, inspirado nas melhores práticas internacionais, com o objetivo de auxiliar órgãos públicos na escolha das pessoas ocupantes de cargos públicos de livre provimento.

Conheça o programa e saiba como o seu órgão pode participar: http://bit.ly/altadirecao

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024