A primeira edição do Fronteiras e Tendências contou com a participação do ex-ministro de Assuntos Europeus de Portugal, Bruno Maçães

IMG 0743Dando abertura ao Fronteiras e Tendências de 2022, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) trouxe o consultor, autor e ex-ministro de Assuntos Europeus de Portugal, Bruno Maçães, para falar sobre “O desafio geopolítico do século XXI”. A atividade foi mediada por Antônio Jorge Ramalho da Costa, mestre em Ciência Política e professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB).

O tema central do debate foi a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Segundo o especialista português, “o que distingue a Guerra da Ucrânia de outras guerras na Europa é que agora temos um choque sem válvula de escape, porque não há ninguém que possa mediar o conflito”.

O ex-ministro acredita que há um novo conceito de território: o território físico e vários mundos criados pela tecnologia: “A internet substituiu a geografia tradicional. Quem controlar as redes tecnológicas globais controlará o mundo”, alertou Maçães.

Para ele, não há atualmente a possibilidade de existir um sistema neutro que favoreça a todos igualmente. “É impressionante as mudanças que ocorreram, por exemplo, a nível de política industrial, das cadeias de produção. Estamos observando um processo de reorganização internacional”, concluiu.

Assista ao vídeo completo:

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Pesquisa revela desafios para adaptação ao trabalho híbrido 

Apresentado no último FronTend, levantamento mostra como a tecnologia e a pandemia mudaram a percepção sobre o mundo do trabalho.

Publicado em:
20/11/2022
Frontend discute futuro do trabalho

Evento acontece dia 17 de novembro, às 19h30, com transmissão ao vivo pelo canal da Enap no Youtube

Publicado em:
10/11/2022
Brasil pode gerar mais de 8 milhões de empregos com o mercado de carbono

Estudo da WayCarbon mostra segmentos com maior potencial e oportunidades para o Brasil 

Publicado em:
27/09/2022
FronTend analisa potencial do Brasil no mercado de carbono 

Evento acontece dia 27 de setembro, às 19h30, com transmissão pelo canal da Enap no Youtube 

Publicado em:
19/09/2022