Palestrante mostra como a implementação do ChatGPT ao Infogov aumenta a transparência na Administração Pública

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no serviço público. Nesta quarta-feira (08/11), durante a 19ª edição da Semana de Inovação, Pedro Masson, coordenador-geral de Ciências de Dados da Diretoria de Altos Estudos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), apresentou uma novidade: aplicação da tecnologia do ChatGPT ao Infogov, plataforma online que integra diferentes bases do governo em um único local. 

A demonstração foi realizada durante a oficina DataChat: Uma experiência do Infogov com o ChatGPT, momento em que Masson pontuou como o recurso vai ampliar a funcionalidade do Infogov. “Temos muita expectativa porque a ideia é que as pessoas não precisem mais gastar tempo navegando em portais, baixando e tratando dados” sintetizou.  O objetivo, segundo o coordenador, é habilitar o ChatGPT para atuar no banco do Infogov apenas com uma simples perguntas, como exemplo: “quantas mulheres ocupam cargo de confiança no governo?” Pedro explicou que o programa faz esse levantamento entre dez e 15 segundos e isso otimiza o tempo para todos: cidadão, gestor e demais interessados, proporcionando mais acessos e transparência ativa. 

Infogov

Quais dados podem ser obtidos por meio do Infogov? Pessoais, de compras, serviços e transferências voluntárias e outros. O objetivo é fornecer ao cidadão e aos gestores uma visão analítica, com uma linguagem fácil e acessível.  Desenvolvida  para proporcionar uma navegação simples aos cidadãos, a plataforma privilegia a usabilidade. Qualquer um pode acessar e simular sua própria pesquisa ou acessar os gráficos já montados.

Perfil do palestrante

Mestre e graduado pelo Instituto de Ciência Política (IPol) da Universidade de Brasília (UnB), pertence à carreira de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS). Está na Enap desde 2018 e é um dos responsáveis pela estruturação da área de ciência de dados na Escola, tendo coordenado o desenvolvimento de diversos produtos, como: InfoGOV, RegBR, BORA, Ambiente Remoto de Pesquisa e outros.

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-masson?trk=public_post_feed-actor-name

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024