Palestra e oficina reuniram tendências mundiais sobre inteligência artificial

A abertura da Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 2023, também contou com a palestra “Experiências de Imaginação, Futuros e Aprendizagem”, promovida com o objetivo de apresentar, aos participantes, as tendências nas áreas de inovação, aprendizagem e inteligência artificial. 

Segundo a palestrante, Leila Ribeiro, a sociedade já passou por diversas revoluções, tais como a agrícola, industrial e digital. Atualmente, a humanidade atravessa as revoluções Nanotech, Genética e Robótica. ‘’Estamos vivendo novas ondas, que estão se aprofundando a cada ano e é no coletivo que a inovação acontece’’, assegurou.

A especialista é co-fundadora da consultoria Sala, de aprendizagem e inovação, assim como Washington Ribeiro. Ambos, apresentaram destaques dos principais festivais de inovação do mundo dos quais participaram, tais como o SXSW, South by Southwest, nos Estados Unidos. 

Leila destacou que a inteligência artificial não é o Chat GPT, ela vai além.  E mostrou que se comparado aos diversos tipos de inteligência artificial que vêm sendo estudados, o Chat GPT está entre os menos desenvolvidos, havendo muitos outros à frente e acrescentou que ‘’os servidores públicos precisam estar atentos sobre as questões éticas da inteligência artificial, porque são os governos que colocam a baliza do que é permitido ou não’’.

Aprenda, desaprenda e reaprenda 

Em um contexto de constante inovação, Leila e Washington também falaram sobre a importância de transpor o modelo de aprendizagem linear: aprender, usar e descartar. Eles trazem a proposta de aprendizado circular: ‘’aprenda, desaprenda e reaprenda’’. Ensinaram ainda sobre o desapego com relação ao aprendizado, porque naturalmente ele irá se reinventar. “Isso é importante no serviço público, pois há uma cultura muito forte para se manter no aprendizado linear e, precisamos lutar contra esse hábito. Não é fácil, mas se trabalharmos juntos, é possível”, afirmou Leila.  

Para exercitar esse novo modelo, a palestrante sugeriu que os participantes tenham a rotina de criar uma lista de novas ferramentas para mudar o dia a dia, e que desafiem seu status quo, rompendo crenças limitantes, e que compartilhem seus aprendizados com outras pessoas, pois é uma forma de incentivo. 

A segunda parte da palestra foi a oficina Sala Imaginária XP, que apresentou algumas estações com experimentações sensoriais, criativas e de inteligência artificial. Cada participante recebeu um passaporte para registro da passagem pela atividade.

Leila Ribeiro – Educadora, designer, pesquisadora e autora do livro Aprenda, Desaprenda, Reaprenda. Pós-doutorado em Design. Doutora em Ciência da Informação. Mestre em Linguística Aplicada. Licenciada em Letras Português e Inglês. Cofundadora da Sala, consultoria de design estratégico que une design, aprendizagem e inovação.

Washington Ribeiro - Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília. Possui experiência nas áreas de tecnologia da informação, design, gerenciamento de projetos, novas tecnologias, criatividade, inovação e gestão de pessoas. Cofundador da Sala, consultoria de design estratégico que une design, aprendizagem e inovação.

https://sala.org.br/quemsomos/

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024