Designer francesa apresentou desafios comuns a diferentes países para promover inclusão em acessibilidade

 

No mundo inteiro, uma a cada seis pessoas possui alguma experiência de falta de acessibilidade. O dado é de uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi tema da palestra “Inclusão: indo além da acessibilidade”, realizada nesta terça-feira (7/11), pela designer francesa Stéphanie Krus. Ela coleta histórias sobre como apoiar, crescer e construir comunidade de design de serviços na Escócia.

Stéphanie participou de vários projetos para o governo escocês na área de inclusão digital e também introduziu o conceito de “barreiras universais”, que são os desafios que todas as pessoas enfrentam no universo virtual. No Reino Unido, uma em cinco pessoas da região possui algum tipo de deficiência que necessita suporte para a inclusão digital.: “Lá temos o mesmo problema de acessibilidade do Brasil, principalmente em relação à população adulta”, afirmou a designer francesa Stéphanie Krus, referência no tema inclusão. Ela ressaltou que é preciso incluir pessoas com deficiência em todos os estágios da pesquisa de design inclusivo.

No Brasil, de acordo com Krus, esse número chega a um para cada dez indivíduos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Stéphanie destacou que em seu trabalho como designer ela  vai além da capacidade digital, pois sua visão inclui a identidade das pessoas, a diferença entre acessibilidade e inclusão e a importância do suporte assistido, além da solução do problema da  exclusão digital.

 

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024