05 Cabecalho 4a Jornada

Publicada em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos impulsionou o uso de tecnologias pioneiras no Brasil e de compromissos fundamentais para a gestão sustentável. Estas mudanças definiram uma nova linha de atuação para a preservação dos recursos naturais e proteção ao meio ambiente, e a inovação passou a ser privilegiada no lugar das práticas tradicionais de disposição final. 

Contudo, desenvolver soluções inovadoras e adequadas não é tão simples assim: elas devem colocar as pessoas no centro do debate, em particular aquelas em situação de maior vulnerabilidade, para equacionar as dimensões técnica, ambiental, social e econômico-financeira da gestão de resíduos sólidos.

Considerando o contexto de emergência climática e a necessidade de se avançar na implementação de planos de mitigação e adaptação que façam frente a seus impactos, a 4ª Jornada de Inovação, que será realizada em parceria com o Projeto ANDUS, apoiará cinco equipes de órgãos públicos municipais e de consórcios públicos intermunicipais no desenvolvimento de soluções que contribuam para:

  • O combate à mudança do clima, seja incorporando medidas de adaptação ou de mitigação das emissões de gases de efeito estufa
  • A integração do manejo de resíduos sólidos urbanos aos demais componentes do saneamento ambiental, como abastecimento, esgotamento sanitário e drenagem urbana
  • A criação de políticas de desvio de aterros, tais como a compostagem e a coleta seletiva
  • O fortalecimento da relação dos municípios com os respectivos governos estaduais
  • O fortalecimento da relação dos municípios com associações locais ou cooperativas de catadores e catadoras

A 4ª Jornada de Inovação tem início em agosto de 2023 e duração de nove meses. Ao longo da Jornada, as equipes selecionadas participam de eventos e atividades virtuais e contam com o apoio de um time remoto de facilitadores e especialistas em competências atinentes à inovação e ao desenvolvimento sustentável.

Ao final da Jornada, uma das cinco soluções desenvolvidas poderá ser implementada no território com o apoio do Projeto Andus. Ou seja, após trilhar com sucesso a Jornada, uma equipe poderá ser contemplada com consultoria adicional para implementação da solução até 2024!

 

 

 

 

O Cidades que Transformam é uma iniciativa que promove a troca de diferentes saberes para criar um senso de pertencimento e compromisso mútuo de servidoras e servidores públicos com a Agenda 2030 das Nações Unidas. Saiba mais

O Projeto ANDUS é uma iniciativa de apoio aos governos federal, estaduais e municipais na implementação de estratégias de desenvolvimento e gestão urbana sustentável, considerando agendas internacionais, em especial a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana (NAU). Saiba mais

Para mais informações sobre a gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos acesse a publicação: Cooperação Intersetorial e Inovação: ferramentas para a gestão sustentável de resíduos sólidos.

 

 

06 Barra de Logos