A essência Enap

Assim como as pessoas, as marcas também têm um jeito único de ocupar o mundo. A essência é o que diferencia uma empresa no mercado e a faz original. É o que reúne e organiza tudo aquilo que é fundamental para manter vivos a personalidade e o propósito da marca.

Atributos

Movimento

Elemento evolutivo da Enap.

Ele está conectado com o histórico de progresso da Escola e também representa o impulso de mudança da sua rede.

Transformação

Elemento que representa a ação e o impacto da Enap. Simboliza o papel da organização, sua ambição e visão de ser um agente de transformação. Atrelada ao movimento, a transformação está sempre em continuidade.

Fronteira do Conhecimento

A Enap está sempre em movimento e em contínua transformação, mas também está na fronteira do conhecimento.

Este elemento representa a excelência de ponta da Escola, sua profundidade e credibilidade no campo da inovação.

Arquétipo

O Criador

Isso se deve principalmente pelo traço da inovação no setor público, na produção de conhecimento de ponta (áreas de educação e pesquisa) e na criação de soluções para instituições públicas (prestação de serviços). Assim como o Criador, a Escola se sente desafiada com oportunidades para pôr novas ideias em prática e se realiza ao reinventar e desenvolver serviços com soluções inovadoras e significados expressivos. Outra característica deste arquétipo evidente na Enap  é a sua criatividade e capacidade de motivar o pensamento criativo nas pessoas.

 

Submarcas

GNova

A recomendação é de que a marca GNova se alinhe com a paleta cromática da marca Enap, estabelecendo território cromático em sintonia com a marca Enap.

A assinatura assume a cor da submarca.

gnova

 

EV.G

A recomendação é de que a marca EV.G se alinhe com a fonte GNova e paleta cromática da marca Enap, estabelecendo território cromático em sintonia com a marca Enap.

A assinatura assume a cor da submarca.

evg

Diretrizes da marca

Marca versão positiva

A marca Enap versão positiva é aplicada somente em fundos claros: sobre o branco e cores das paletas cromáticas auxiliar e complementar da Enap. É importante observar o contraste entre a cor do fundo e o Verde Enap.

A marca possui comportamento flexível para o uso de cores.

A versão na cor Verde Enap é de uso preferencial, recomendada para a aplicação em materias institucionais. A marca pode assumir cores na paleta complementar em materiais de comunicação.

enap  positiva

Marca versão negativa

A marca Enap versão negativa é aplicada somente em fundos escuros: sobre as cores das paletas cromáticas auxiliar e complementar da Enap. É importante observar o contraste entre a cor do fundo e a cor branca.

A marca possui comportamento flexível para o uso de cores. A versão na cor branca tem o uso preferencial, recomendada para a aplicação em materias institucionais.

negativa

Assinatura da marca

A assinatura do descritivo Escola Nacional de Administração Pública foi pensada para ser flexível, adaptando-se da melhor forma nas expressões de marca Enap. Partimos de uma configuração tipográfica básica para resultar nas três possibilidades de assinatura.

marca

Área de proteção da marca

A área de não interferência define a distância mínima que deve estar sempre livre em torno de cada assinatura da marca Enap. Tem a função de resguardar a marca da interferência de outros elementos gráficos, como textos, imagens, limites de documentos etc., garantindo a sua legibilidade, integridade e impacto desejado.

enap 1

Assinatura conjunta

Para assinaturas conjuntas com outras marcas, deve-  se obedecer ao espaçamento e alinhamentos indicados abaixo. É importante que seja estabelecida a relação de hierarquia avaliando o tamanho entre as marcas.

enap 2

Uso restrito

Para peças de comunicação institucional, será permitido o uso da marca dinâmica, em que alguns traços da marca podem ser alongados e deslocados.

Este uso é restrito e sempre deverá ser aprovado pela gerência de marketing.

Atenção para manter o ângulo correto da marca. Sempre tomar cuidado para:                             

  • não descaracterizar a marca
  • não distorcer as linhas e ângulos
  • que a marca f ique legível
  • escolher somente uma das letras para interferir, por aplicação

enap 3

 

Paleta cromática primária

A cor está entre os principais ingredientes de linguagem, porque é um dos primeiros elementos a serem reconhecidos por nosso cérebro. Ao vermos uma manifestação visual, reconhecemos primeiro as formas e cores para, então, decodificar os outros elementos.

As cores são responsáveis por carregar muitos significados e trazer identificação para as marcas.

Paleta de cores primárias é o conjunto de cores que identificam institucionalmente a Enap, trazendo elasticidade para tons claros e escuros do Verde Enap. O uso do Verde Enap deve estar presente em todas as composições cromáticas, pois é a cor que conecta a instituição.

enap 4

Paleta cromática complementar

A paleta cromática complementar carrega vibração, otimismo e energia, criando composições conectadas aos atributos da marca e estabelecendo o território cromático proprietário da Enap. A paleta foi pensada para ser versátil, possibilitando desde combinações intensas até sóbreas.

Mídias digitais

Para este tipo de mídia, usar somente o perfil RGB. Nunca utilizar as cores em CMYÉ para a criação de peças digitais, pois elas saem sem brilho

Mídias impressas

Para impressos, as cores da marca deverão estar sempre em CMYK. Caso o orçamento contemple o uso de cores especiais, aplicá-las em Pantone e enviar o código de referência da cor ao fornecedor. Nunca usar as cores em RGB nos arquivos de saída

Peças de sinalização

As cores da marca deverão estar sempre em CMYK.

E enviar o código de referência da cor Pantone ao fornecedor

enap 5 

enap 6

 

Tipografia institucional

A tipografia institucional cria o DNA visual para a linguagem verbal, estabelecendo a personalidade e o tom da comunicação Enap. Ela deve ser utilizada com consistência em materiais institucionais, materiais de comunicação, editorial, meios digitais, bem como em peças publicitárias ligadas à Enap.

enap 7

*Esta é uma fonte de livre acesso liberada pelo Google Fonts. Ela é licenciada sob a Open Font License. Você pode usá-la livremente em seus produtos e projetos - impressos ou digitais, comerciais ou outros. Link de acesso: https://fonts.google.com/specimen/Georama#standard-styles

 

Tipografia de apoio

A fonte de apoio é para uso exclusivo em materiais e documentos padrão editados em programas de edição de texto, e-mail e onde não for possível usar nossa fonte institucional.

enap 10

*Esta é uma fonte de sistema, ela já vem instaladas em todos os computadores e funcionam tanto no sistema Windows como no OS.

 

Usos incorretos

Com a preocupação de manter a integridade da marca Enap, apresentamos algumas aplicações incorretas, cujo uso é proibido. Para reproduzi-la, utilizar somente os arquivos digitais devidamente fornecidos.

incorretos

 

Padronagens

Estilo1

As padronagens são ingredientes que enriquecem a linguagem e reforçam a identidade Enap por meio de seu principal elemento gráfico: o X.

enap 11

 

Estilo 2

O Estilo 2 utiliza-se dos componentes base para criar continuidade e movimento para as padronagens. Estes elementos enriquecem a linguagem e reforçam a identidade Enap.

enap 12

Ícones

Linguagem visual

Os ícones fazem a representação de ideias e objetos por meio de desenhos simplificados que sejam facilmente identificados e compreendidos para facilitar a transmissão de uma mensagem.

Eles conferem objetividade na comunicação e seu uso está associado a orientações, sinalização e outros meios que demandem objetividade, como componentes digitais. São recursos que contribuem também para a atratividade da mensagem.

O ponto de partida para o desenvolvimento dos pictogramas Enap são dois grids estruturados e formas a partir da marca. Outro ponto importante é a clareza e objetividade do desenho. Cada pictograma, além de trazer a personalidade Enap, deve, principalmente, transmitir bem sua mensagem.

enap 15

Aplicação de ícones - protagonista

enap 16