O projeto faz parte de um acordo firmado entre a Enap e outros cinco órgãos e oferece quatro ambientes diferentes

Um espaço aberto, compartilhado e rotativo com estrutura necessária para que servidores públicos possam trabalhar e fazer networking foi inaugurado nesta quinta-feira (18/03) na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). 

O projeto faz parte do acordo de cooperação técnica assinado por seis órgãos: a Enap, o Ministério da Economia, representado pelas secretarias de gestão e de gestão corporativa, a Controladoria- Geral da União (CGU), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

O Espaço de Coworking360º conta com a Sala 360° que disponibiliza computadores e mesas conectadas a energia para uso de notebooks pessoais. Além disso, conta com biblioteca, mesas sob o pilotis da escola e sob um pergolado que acomodarão qualquer servidor federal que desejar trabalhar com conforto ao ar livre.

Sala 360°. Crédito: Sarah Paes/Enap

No acordo idealizado pela Secretaria de Gestão (Seges) da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, a intenção é oferecer ambientes com infraestrutura adequada para o trabalho. Esse espaço poderá ser utilizado por servidores, mas o foco será naqueles que estão no Programa de Gestão. A medida também atende os servidores em viagem de trabalho e que necessitam de um ambiente para realizar suas atividades.

Durante o evento, o presidente da Enap, Diogo Costa, reafirmou o compromisso de integração da escola, principalmente após as mudanças causadas pela pandemia. “É satisfatório ver caras novas aqui na Enap. A gente sai dessa pandemia, mas não sai como entrou, sai com perdas, aprendizados, mas também com novos modelos e novas formas de fazer administração pública. A Enap também quer ser uma casa para aqueles servidores federais que desejam ter a possibilidade de um novo local de trabalho e para os que são de outros estados e que venham a Brasília para trabalhar”.

Diogo Costa, presidente da Enap. Crédito: Sarah Paes/Enap Secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Castelliano de Vasconcelos. Crédito: Ana Fornari/Enap

O secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Castelliano de Vasconcelos, agradeceu a cessão de espaço. “Como servidor público quase todo mundo já fez ou ainda vai fazer um curso na Enap. Gostaria de agradecer a parceria e dizer que dá mais vontade de trabalhar, com todos os equipamentos necessários para os servidores”.

O acordo faz parte do Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov) e de suas redes estaduais. O TransformaGov contribui para sensibilizar órgãos e entidades para que se ajustem aos termos da Portaria conjunta nº 38/2020 do ME e promovam a eficiência na gestão de seus espaços corporativos. Além de ser, também, parte dos programas Racionaliza e Unifica, do Ministério da Economia, que têm impulsionado a reconfiguração dos espaços ocupados por órgãos e entidades federais em todo o território nacional e que foi apresentado durante a Semana de Inovação 2021.

Confira:

 

Conheça o espaço:

Sala 360°. Crédito: Sarah Paes/Enap

Sala 360°. Crédito: Sarah Paes/Enap

Sala 360°. Crédito: Sarah Paes/Enap

Sala 360°. Crédito: Sarah Paes/Enap

Sala 360°. Crédito: Sarah Paes/Enap

Sala 360°. Crédito: Sarah Paes/Enap

Sala 360°. Crédito: Sarah Paes/Enap

Sala 360°. Crédito: Sarah Paes/Enap

Biblioteca da Enap. Crédito: Sarah Paes/Enap

Biblioteca. Crédito: Sarah Paes/Enap

Biblioteca da Enap. Crédito: Sarah Paes/Enap

Biblioteca. Crédito: Sarah Paes/Enap

Pergolado. Crédito: Sarah Paes/Enap

Pergolado. Crédito: Sarah Paes/Enap

 

 

 

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024