Enap em Rede tem o objetivo de levar os cursos presenciais para os servidores públicos lotados fora de Brasília 

A Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (Seges/ME) assinou nesta quarta-feira (06) o acordo de cooperação técnica para adesão ao Enap em Rede. O Programa tem o objetivo de ampliar as oportunidades de desenvolvimento profissional em cursos presenciais de curta duração para servidores públicos lotados fora de Brasília. Com a parceria, a Enap e a Seges esperam também potencializar as ações do TransformaGov a partir da execução de cursos alinhados com essa estratégia de governo que tem como missão a redução da burocracia e custos dos serviços prestados à população por meio da simplificação do acesso aos serviços públicos. 

Com a parceria, a expectativa é de execução de 32 turmas presenciais em oitos Estados (Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro. Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), além de outras 94 turmas que serão realizadas em outros estados, junto com os demais parceiros locais – todas elas alinhadas à missão do Programa TransformaGov. As atividades terão início no segundo semestre de 2020, com turmas compostas, em média, por 20 participantes, sendo o mínimo de 50% das matrículas para servidores públicos federais do Poder Executivo; e até 50% das vagas para os servidores das instituições parceiras, estaduais e municipais.

Para o presidente da Enap, Diogo Costa, a parceria com a Seges vai promover, por meio de capacitações dos servidores, a transformação digital e governamental para os quase 60 parceiros do Enap em Rede espalhados pelo país. “Nós queremos construir mais conexão e unir as pessoas de forma diferente. Com inovação, valorização do capital humano local, novos conhecimentos e novas estruturas, tudo dentro de uma grande estratégia do governo, nós vamos chegar aos Estados da Federação e levar as capacitações ao nossos parceiros”.

“Essa parceria integra os esforços de trabalho e nasce com a sinergia e a complementaridade dentro do escopo de competência de cada uma das instituições”, explica o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert. “Desta forma”, complementa o secretário, “vamos conseguir trabalhar em conjunto e de forma estratégica na construção de uma rede de articulação com órgãos parceiros e num contingente muito grande de servidores públicos espalhados pelo Brasil”.

Com a ação, a Enap também fortalece o papel que assumiu desde a sua criação, em 1986, que é o de desenvolver pessoas capazes de inovar, alcançar resultados e servir à sociedade, e transformar a administração pública em competência, conhecimento, inovação, atitude e valor. 

 

Enap, uma Escola Nacional

O Enap em Rede é uma das mais antigas e exitosas iniciativas da Escola para alcançar os servidores públicos brasileiros. Desde o ano de sua criação, em 1996, o Programa oferece oportunidades por meio de parcerias com institutos federais, universidades federais, escolas de governo e vários outros órgãos para levar conhecimento para todo o País.

Em 2019, o Programa contava com 28 parceiros, estando presente em 17 estados brasileiros. Após a extinção dos antigos centros e polos regionais, o Enap em Rede foi ampliado para cobrir a atuação dessas unidades, de modo que, ainda em 2020, chegará em todos os estados brasileiros por meio de mais de 30 novos parceiros, incluindo o Exército brasileiro, que ajudará a Escola a chegar em estados de difícil alcance, a exemplo do Acre e Rondônia.

 

Modernização e eficiência

O Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov) objetiva avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Com isso, o ME espera otimizar a implementação de suas políticas públicas, conferir mais eficiência ao gasto público e entregar mais valor à sociedade.

O TransformaGov compreende ações em cinco dimensões: governança e gestão estratégica; serviços à sociedade; gestão de pessoal; processos internos e estruturas organizacionais.

A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (SEDGG/ME) coordenará a implementação das medidas propostas, o monitoramento e a avaliação dos resultados entregues pelo programa.

Além da Enap, outros oito órgãos já fazem parte do TransformaGov. São eles: Advocacia-Geral da União (AGU); Ministério da Cidadania (MCidadania); Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Ministério da Educação (MEC); Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH); Ministério das Relações Exteriores (MRE), Arquivo Nacional, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Informações: 

Enap em Rede
https://www.gov.br/enap

Transformagov
https://www.gov.br/economia

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Mulheres negras líderes é tema de curso da Enap

Formação abordou o empoderamento feminino negro e como desenvolver capacidades para que elas alcancem mais representatividade nas organizações

Publicado em:
30/08/2023
Inscrições prorrogadas para o bootcamp desenvolvimento web

Curso vai de outubro a dezembro e inscrições podem ser feitas até 12 de setembro. Os candidatos devem ficar atentos às etapas de seleção. 

Publicado em:
29/08/2022
Aprenda a usar o storytelling para transmitir dados em projetos corporativos 

Curso ensina técnicas para chamar a atenção do público com formato adequado para cada perfil e objetivo de comunicação.

Publicado em:
15/08/2022
Divulgadas regras para ingresso nos mestrados profissionais da Enap em 2022

Ao todo são 50 vagas para servidores, com duração de dois anos. As inscrições vão de 15 de agosto a 3 de novembro de 2022.

Publicado em:
19/06/2022