Enap em Rede tem o objetivo de levar os cursos presenciais para os servidores públicos lotados fora de Brasília 

A Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (Seges/ME) assinou nesta quarta-feira (06) o acordo de cooperação técnica para adesão ao Enap em Rede. O Programa tem o objetivo de ampliar as oportunidades de desenvolvimento profissional em cursos presenciais de curta duração para servidores públicos lotados fora de Brasília. Com a parceria, a Enap e a Seges esperam também potencializar as ações do TransformaGov a partir da execução de cursos alinhados com essa estratégia de governo que tem como missão a redução da burocracia e custos dos serviços prestados à população por meio da simplificação do acesso aos serviços públicos. 

Com a parceria, a expectativa é de execução de 32 turmas presenciais em oitos Estados (Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro. Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), além de outras 94 turmas que serão realizadas em outros estados, junto com os demais parceiros locais – todas elas alinhadas à missão do Programa TransformaGov. As atividades terão início no segundo semestre de 2020, com turmas compostas, em média, por 20 participantes, sendo o mínimo de 50% das matrículas para servidores públicos federais do Poder Executivo; e até 50% das vagas para os servidores das instituições parceiras, estaduais e municipais.

Para o presidente da Enap, Diogo Costa, a parceria com a Seges vai promover, por meio de capacitações dos servidores, a transformação digital e governamental para os quase 60 parceiros do Enap em Rede espalhados pelo país. “Nós queremos construir mais conexão e unir as pessoas de forma diferente. Com inovação, valorização do capital humano local, novos conhecimentos e novas estruturas, tudo dentro de uma grande estratégia do governo, nós vamos chegar aos Estados da Federação e levar as capacitações ao nossos parceiros”.

“Essa parceria integra os esforços de trabalho e nasce com a sinergia e a complementaridade dentro do escopo de competência de cada uma das instituições”, explica o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert. “Desta forma”, complementa o secretário, “vamos conseguir trabalhar em conjunto e de forma estratégica na construção de uma rede de articulação com órgãos parceiros e num contingente muito grande de servidores públicos espalhados pelo Brasil”.

Com a ação, a Enap também fortalece o papel que assumiu desde a sua criação, em 1986, que é o de desenvolver pessoas capazes de inovar, alcançar resultados e servir à sociedade, e transformar a administração pública em competência, conhecimento, inovação, atitude e valor. 

 

Enap, uma Escola Nacional

O Enap em Rede é uma das mais antigas e exitosas iniciativas da Escola para alcançar os servidores públicos brasileiros. Desde o ano de sua criação, em 1996, o Programa oferece oportunidades por meio de parcerias com institutos federais, universidades federais, escolas de governo e vários outros órgãos para levar conhecimento para todo o País.

Em 2019, o Programa contava com 28 parceiros, estando presente em 17 estados brasileiros. Após a extinção dos antigos centros e polos regionais, o Enap em Rede foi ampliado para cobrir a atuação dessas unidades, de modo que, ainda em 2020, chegará em todos os estados brasileiros por meio de mais de 30 novos parceiros, incluindo o Exército brasileiro, que ajudará a Escola a chegar em estados de difícil alcance, a exemplo do Acre e Rondônia.

 

Modernização e eficiência

O Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov) objetiva avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Com isso, o ME espera otimizar a implementação de suas políticas públicas, conferir mais eficiência ao gasto público e entregar mais valor à sociedade.

O TransformaGov compreende ações em cinco dimensões: governança e gestão estratégica; serviços à sociedade; gestão de pessoal; processos internos e estruturas organizacionais.

A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (SEDGG/ME) coordenará a implementação das medidas propostas, o monitoramento e a avaliação dos resultados entregues pelo programa.

Além da Enap, outros oito órgãos já fazem parte do TransformaGov. São eles: Advocacia-Geral da União (AGU); Ministério da Cidadania (MCidadania); Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Ministério da Educação (MEC); Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH); Ministério das Relações Exteriores (MRE), Arquivo Nacional, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Informações: 

Enap em Rede
https://www.gov.br/enap

Transformagov
https://www.gov.br/economia

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

MGI e Enap celebram parceria para capacitação de conselheiros e conselheiras nas empresas públicas

Cooperação inédita trará impactos positivos na governança corporativa

Publicado em:
05/12/2023
Mulheres negras líderes é tema de curso da Enap

Formação abordou o empoderamento feminino negro e como desenvolver capacidades para que elas alcancem mais representatividade nas organizações

Publicado em:
30/08/2023
Inscrições prorrogadas para o bootcamp desenvolvimento web

Curso vai de outubro a dezembro e inscrições podem ser feitas até 12 de setembro. Os candidatos devem ficar atentos às etapas de seleção. 

Publicado em:
29/08/2022
Aprenda a usar o storytelling para transmitir dados em projetos corporativos 

Curso ensina técnicas para chamar a atenção do público com formato adequado para cada perfil e objetivo de comunicação.

Publicado em:
15/08/2022