Empresas selecionadas participaram de aceleração de seus negócios e buscaram solucionar desafios de mercado em busca de prêmio

Após 11 meses de programa, com capacitações, mentorias e proposição de soluções inovadoras pelas empresas participantes, temos os vencedores dos desafios do Programa Comex (confira abaixo). O demoday (do inglês, “dia de demonstração”) aconteceu no último dia 29, quando todos os participantes apresentaram suas propostas e os vencedores foram anunciados. 

Desafio 1 - Adequação de produtos para exportação das MPE’s

1º lugar

Exporta Fácil

2º lugar

Xporta 

3º lugar

FEMPE

Desafio 2 - Informação para exportação e importação das MPE’s

1º lugar

Brazil Trade MKT 

2º lugar

Exporta

Desafio 3 - Inteligência de mercado para o Comércio Exterior das MPE’s

1º lugar

Navigare

2º lugar

Comexcloud

3º lugar

Intradebook 

A premiação é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). No segundo ciclo de pré-aceleração das soluções com alto potencial de transformar as operações e logística no cenário de importação e exportação brasileiro, o programa contou com o apoio da Neo Ventures.

As iniciativas que concluíram o segundo ciclo ganharam até R$30 mil, com base no  desempenho durante o programa. Além disso, as vencedoras do demoday ganharam mais R$20 mil.

O desafio Comex

O programa abriu suas inscrições em agosto de 2022 e foram inscritas 37 iniciativas. Desse total, nove foram selecionadas a receber apoio para aperfeiçoar seus negócios e desenvolveram as soluções propostas nos desafios, em uma segunda etapa.

A oportunidade era aberta a empresas, startups, negócios de impacto, entidades privadas sem fins lucrativos, instituições de pesquisa científica e tecnológica (públicas e privadas) e cidadãos (brasileiros e estrangeiros).

Os Desafios Comex são um programa da Plataforma Desafios, da Enap, desenvolvido para ajudar gestores públicos a buscar soluções de problemas públicos com a participação da sociedade, trazendo mais inovação para o país. 

Saiba mais sobre o Desafio Comex: https://desafios.enap.gov.br/pt/desafios/comex

Confira mais informações sobre a Plataforma Desafios da Enap: https://desafios.enap.gov.br/pt/

Conteúdo relacionado

Começou o Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional

Desafios propostos aos participantes estimulam a construção de soluções criativas para a gestão do maior órgão de recursos públicos do país

Publicado em:
19/11/2023
Inovação diferencia servidor público comum do 4.0, diz especialista durante a Semana de Inovação 2023

Diretor da BioTIC, Paulo Wanderson Moreira Martins, destacou a criatividade como fator-chave para o serviço público

Publicado em:
06/11/2023
Estão abertas as inscrições para o Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional

Maratona sobre educação e construção de soluções blockchain na web3 convida participantes a construir soluções criativas na gestão do Tesouro Nacional

Publicado em:
24/10/2023
As desigualdades raciais no serviço público são tema de evento que analisa dados

Enap promove desafio colaborativo de dados para participantes analisarem o que os números do Infogov revelam. Inscrições abertas!

Publicado em:
09/10/2023